Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

multioral-1212-

4 possíveis causas da dor de dente

Quem já sofreu com a dor de dente, não esquece de jeito nenhum! Ela prejudica o sono, a alimentação e qualquer outra atividade que você tente realizar no seu dia-a-dia. É sempre melhor prevenir do que remediar.

Em alguns casos, a dor de dente aparece mesmo sem que haja negligência quanto a saúde bucal, mas uma boa higiene dental associada à visitas regulares ao dentista ajudam a sanar qualquer problema com mais agilidade. 

A seguir, 4 possíveis causas da dor de dente:

  • Nascimento dos sisos: Os terceiros molares (também conhecidos como “dentes do juízo”) são os últimos dentes a nascer. Com a evolução humana e com a própria mudança de nossos hábitos alimentares ao longo dos séculos, esses dentes foram perdendo a sua utilidade e em alguns casos, especialmente nas gerações mais recentes, nem chegam a nascer.Muitas vezes, a boca não está preparada e nem possui espaço para os sisos, que insistem em nascer, gerando inchaço e fortes dores. Neste caso, após a análise do cirurgião-dentista, a extração pode ser o caminho mais indicado. 
  • Cárie: A causa mais comum das dores de dente, normalmente associada à  má- higiene bucal. Nossa boca possui diversas bactérias que se alimentam dos resíduos alimentares de nossas refeições. Quando as mesmas não são controladas por meio da higienização bucal, temos a formação das placas bacterianas – também chamadas de biofilme. Nos casos onde a cárie fica muito grande e chega até a polpa do dente (nervo) a única solução possível é o tratamento de canal, que deve ser feito por um profissional especializado. 
  • Sensibilidade dentária: Para a exposição da raiz, causada pela por escovação muito forte, má posição dentária, apertamento ou bruxismo, a aplicação de flúor ou enxerto de gengiva são soluções possíveis.
  • Bruxismo: definido como o ato involuntário de apertar ou ranger os dentes,  é bem mais comum ao dormir. Esse processo gera um grande atrito nos dentes, pode causar desgastes e até mesmo fraturas, dependendo da intensidade. A partir do momento em que a dentina fica exposta, surge a dor. Em alguns casos, as dores vão além dos dentes afetando gengiva e até mesmo os músculos da face.Entre os vários métodos de tratamento para o bruxismo, estão o uso de placas estabilizadoras,  de acrílico, medicamentos e até mesmo acupuntura, osteopatia, quiropraxia e fisioterapia, para proporcionar relaxamento ao paciente.

    Alerta Multi Oral: Por mais que você consiga identificar o que pode estar ocorrendo na sua boca para ocasionar dores nos dentes, é fundamental e imprescindível manter idas regulares ao dentista. Somente um profissional qualificado vai poder avaliar o caso e indicar o melhor tratamento para você. 

    Apresenta qualquer um desses problemas? Conte com a Equipe Multi Oral para te ajudar! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp