Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Como evitar dentes amarelados - Clínica Multi Oral

Como evitar dentes amarelados

Ter um sorriso saudável e bonito vai muito além das consultas regulares ao dentista. Evitar determinados tipos de alimentos ou consumi-los de forma moderada, por exemplo, requer atenção de cada paciente que não deseja ter dentes amarelados e/ou escuros. No artigo de hoje falaremos um pouquinho sobre quais cuidados devem ser tomados no dia-a-dia para afastar os vilões que escurecem os dentes.

Agora você deve estar se perguntando, “Multi Oral, que vilões são esses?” Bom, na maioria dos casos, são alimentos que as pessoas amam e não conseguem viver sem, é o caso do café, açaí e refrigerantes, pois possuem excesso de pigmentação que podem escurecer os dentes.

Outros exemplos:

  • Frutas ácidas como limão, laranja, kiwi, abacaxi;
  • Molho shoyo;
  • Beterraba;
  • Chá;
  • Ketchup;
  • Suco de uva;
  • Molhos em geral;

Como evitar o escurecimento dos dentes

Se o consumo desses alimentos são imprescindíveis para você, existe uma alternativa: por serem líquidos, podem ser tomados com canudo para minimizar os efeitos dos corantes, que não estarão em contato direto com os dentes. Mas, é importante ressaltar que isso não evita o escurecimento, apenas retarda o processo, fazendo com que demore mais tempo para ocorrer.

Outra alternativa seria, em vez de eliminar, reduzir o seu consumo. Se você toma quatro xícaras de café por dia, por exemplo, que tal passar a tomar duas?

Escovar os dentes logo após o consumo ou fazer o bochecho com água quando não for possível escovar também é uma ótima prática a ser adotada, pois ajuda a minimizar os efeitos dos corantes.

Porque os dentes escurecem

Existe uma camada chamada dentina, que é a responsável pela cor dos nossos dentes e, por cima dela, está o esmalte, que funciona como protetora da dentina. Quando esse esmalte é afetado por bebidas e/ou alimentos ricos em pigmentação e coloração escura, o dente fica mais exposto e suscetível a adquirir a cor que está em contato com ele, tornando os dentes amarelados e escuros ao longo do tempo.

Meus dentes já estão amarelos, o que fazer?

Se ao longo da sua vida você consumiu em excesso alimentos com extrema pigmentação, certamente seus dentes já estão amarelados e, apesar de adotar nossas dicas, eles continuarão com essa aparência. Nesse caso, o melhor a se fazer é optar por um clareamento dental.

Aqui na clínica odontológica Multi Oral, você pode optar por dois tipos de clareamento: o caseiro e o profissional. No caseiro você precisará utilizar moldeiras e gel clareador através de aplicações diárias, em períodos que variam de uma a duas horas. Esse tipo de tratamento dura, em média, 20 dias e apresenta ótimos resultados, mas para que ele seja 100% eficaz, durante esse período você deverá evitar a ingestão de alimentos ou bebidas de cor escura.

Já o clareamento profissional é focado para quem deseja um resultado mais rápido e simples. Feito no consultório, varia entre 1 e 3 aplicações, mais a consulta de retorno para acompanhamento. A sessão dura de 1h30 à 2h e, após 48h do tratamento, você pode voltar ao consumo de alimentos e/ou bebidas escuras, mas sempre lembrando em não exagerar, pois os dentes podem voltar a ficar amarelados com o tempo.

Para agendar conosco o seu clareamento, basta entrar em contato com a nossa equipe através dos números (21) 2247-0236 e (21) 98697-2009 (Whatsapp). Esperamos você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp