Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Menina sorrindo segurando pirulitos formato coração em frente aos olhos

Consumo inteligente do açúcar

Apostar no consumo inteligente do açúcar traz uma série de benefícios em todas as fases da vida. Quando falamos especificamente do público infantil, o controle e a moderação do consumo de alimentos açucarados são ainda mais fundamentais, pois influenciam diretamente a saúde bucal.

Cabe a vocês, pais, a responsabilidade de orientar e moderar o consumo de açúcar de seus filhos. Essa é uma atitude que preserva a estrutura dental, evita cáries e molda o paladar infantil para se acostumar com alimentos menos doces. Com a atenção necessária e uma postura proativa, você consegue fazer com que seus filhos cresçam e se desenvolvam com saúde, longe dos riscos e prejuízos causados pelo açúcar.

Como o açúcar interfere na saúde bucal em toda a fase infantil?

Especialistas em pediatria e odontologia infantil são unânimes ao dizerem que um limite mais rígido no controle do açúcar durante toda a fase infantil é fundamental para o futuro da saúde física e bucal das crianças. A principal recomendação é que os bebês não tenham nenhum contato com alimentos açucarados até os dois anos de idade.

Depois dessa fase, a moderação do consumo é essencial, pois, além de interferir na saúde bucal, o açúcar em excesso pode causar impactos diretos na saúde cardiovascular, além de elevar o risco de diabetes e outras doenças.

O consumo inteligente do açúcar também precisa ser considerado após os dois anos de idade das crianças. Trocar os doces, balas, chocolates, pirulitos e biscoitos industrializados por sucos, sorvete de frutas, vitaminas e frutas frescas é importante para o desenvolvimento saudável dos pequenos.

Vale dizer também que o açúcar em excesso deixa as crianças mais agitadas e prejudica a nutrição do organismo. Reduzir ao máximo o contato da criança com o açúcar ainda contribui para evitar picos insulínicos e o ganho excessivo de peso na infância.

A importância da higiene bucal infantil e da odontopediatra

Levar os filhos desde cedo ao dentista é uma atitude muito importante. As consultas periódicas devem começar já no período do dente de leite e precisam seguir ao longo de toda a fase de troca da dentição. Esse cuidado ajuda a evitar cárie e outros problemas recorrentes na infância.

Com o acompanhamento do odontopediatra, a criança também poderá participar de um programa de saúde bucal e receber muita informação sobre o consumo inteligente de açúcar.

Na clínica Multi Oral, as crianças contam com a cartilha Dentinho de Leite, um projeto educativo que visa a orientar pais e filhos sobre a importância do consumo inteligente do açúcar e da higiene bucal correta. O conteúdo da cartilha aborda temas essenciais, como a busca por uma dieta saudável e balanceada que supra as carências nutricionais da criança; a saúde dos dentes e da gengiva; o impacto que uma dieta repleta de açúcar e carboidratos tem no risco aumentado de cárie; entre outros assuntos.

A cartilha também reforça que não é preciso privar completamente a criança do consumo de doces. O importante, na verdade, é ensinar aos pequenos que o consumo moderado e com baixa frequência é mais saudável.

Além de tratar da dieta infantil, a cartilha da Multi Oral ainda reforça o papel da odontologia preventiva e da correta higiene dental depois da ingestão de açúcar. Para ajudar os papais e mamães na missão de conduzir o consumo inteligente de doces para seus filhos, separamos algumas dicas. Confira:

  • evite comprar biscoitos, doces, balas e outras guloseimas para sua casa;
  • ofereça doces apenas nos horários destinados à sobremesa;
  • se o seu filho pedir chicletes, compre os adoçados com xilitol;
  • não ofereça para seu bebê com menos de dois anos qualquer tipo de alimento com açúcar;
  • leve seu filho ao dentista.

Seguindo essas recomendações, a saúde bucal do seu pequeno estará protegida e resguardada durante toda a infância e adolescência.

Odontologia preventiva

Busca auxiliar os pais na tarefa de cuidar da saúde bucal dos pequenos, por meio de interação divertida com personagens, jogos e brincadeiras. Isto torna a ida ao dentista um momento de lazer, melhorando os cuidados bucais dos pequenos.

Como funciona?

A criança passará por uma avaliação detalhada. Depois disso, o dentista fará o atendimento preventivo de acordo com as necessidades apontadas.

Durante as visitas mensais ou trimestrais, as crianças irão:

  • aprender a escovação correta e instruções de higiene oral, como manuseio do fio dental;
  • aprender sobre placa bacteriana;
  • aprender sobre o controle das lesões da cárie;
  • aprender a aplicar o flúor;
  • ser orientadas sobre hábitos e dieta;
  • ter monitoramento do crescimento ósseo e da troca dos dentes.

A prevenção infantil ajuda seus filhos a ter uma boca mais saudável, sem cáries e demais doenças bucais, de maneira simples e eficiente.

A Multi Oral, clínica odontológica em Ipanema, possui estrutura confortável e os melhores profissionais especializados em ortodontia infantil e Invisalign First. A clínica fica na Rua Visconde de Pirajá, 433, 6º Andar – Ipanema. Telefone: (21) 2247-0236 WhatsApp: (21) 98697-2009. Marque uma consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp