Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Mulher idosa sorrindo apontando para boca

Diferença entre prótese dentária e implante dentário

É hora de procurar o dentista. Preciso substituir um dente. Ou alguns dentes. Então começo a pesquisar e tirar dúvidas se devo colocar uma prótese dentária ou um implante dentário. Pesquisando no mercado, é possível encontrar próteses fixas, próteses móveis, entre outros tipos diferentes de soluções, mas qual a diferença entre prótese dentária e implante dentário?

O que é prótese móvel?

Vamos começar falando sobre as vantagens de cada solução. A prótese móvel (ou dentadura) é recomendável para pessoas que buscam uma solução removível, com a limpeza ocorrendo fora da boca. E essa é uma das primeiras diferenças entre os dois tipos de modelos.

Mas quais são as desvantagens da prótese móvel? Por ser removível da boca, ela pode prejudicar a segurança social e conferir menor potência mastigatória. Ou seja, muitas pessoas podem se sentir desconfortáveis quando a dentadura sai da boca ou quando tem dificuldades para mastigar diferentes tipos de alimentos.

O que é prótese fixa?

Agora vamos às vantagens da prótese fixa. Por ser fixa, ela dá mais confiança para quem a usa. A desvantagem da prótese fixa é que ela precisa desgastar outros dentes para que sirvam de pilar. Trata-se de um custo biológico, que mexe com a estrutura de um dente saudável.

O que é implante dentário?

Falando sobre a principal vantagem do implante dentário, destacamos a estabilidade. A estabilidade é muito maior. Além disso, a potência mastigatória é mais significativa. Há mais segurança para mastigar, há mais segurança também no aspecto social, ao se comunicar com as pessoas e se sentir à vontade.

Qual tratamento escolher?

A prótese fixa é recomendada para quem sofreu a perda de um ou poucos dentes, mas ainda possui dentes bons na boca. O motivo? O molde precisa de outros dentes para servir de pilar.

Já a prótese móvel, a dentadura, substitui todos os dentes. É recomendável, portanto, para quem está quase sem todos os dentes na boca.

E, por fim, o implante pode substituir apenas um dente perdido ou todos os dentes da arcada dentária. Falando sobre durabilidade, os implantes podem durar até 24 anos, contra 5 anos da dentadura.

É importante lembrar que cada caso deverá ser avaliado individualmente a indicação de cada tratamento depende do especialista e é personalizada, dependendo da condição geral da cavidade oral e tecidos bucais e mastigação.

Procure um especialista

A principal dica para entender detalhes da diferença entre prótese dentária e implante dentário é procurar quem entende do assunto. A Multi Oral, clínica Odontológica em Ipanema, possui diversas especialidades e estrutura voltada para o conforto e comodidade dos pacientes. agende sua consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp