Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Odontologia e esporte

Protetores bucais garantem a segurança de crianças e adultos durante atividades físicas

A Multi Oral procura estar sempre preparada para atender as necessidades dos seus clientes. A crescente rotina de atividades físicas entre pessoas de todas as faixas etárias resultou na busca de soluções para prevenir os acidentes decorrentes da prática esportiva.

Sofrendo impacto
A “odontologia esportiva” é baseada na prevenção e no tratamento de traumas orofaciais – na boca ou face. Os traumas podem acontecer tanto em crianças quanto em adultos, em brincadeiras na hora do recreio ou em campeonatos profissionais, porém são mais freqüentes no sexo masculino entre os oito e os quinze anos. Na infância, é necessário ter cuidado com os dentes de leite pois, em alguns casos, sua perda gera conseqüências que só podem ser identificadas quando os dentes definitivos nascem. Os tratamentos em crianças e  adultos podem ser longos e onerosos, e até impedir a continuidade de atividades físicas durante este período.

Protetores bucais
A melhor forma de prevenir o trauma dental durante acidentes é adotar o uso do protetor bucal. O protetor, já utilizado em pugilistas, cobre os dentes, a gengiva, a estrutura óssea e, por amortecer o impacto sofrido na região inferior da face, evita fraturas e deslocamentos na articulação temporomadibular – ATM.

O protetor, que fica perfeitamente adaptado na arcada superior, é feito de material plástico para permitir que o impacto seja absorvido e distribuído por toda a área e o impacto não atinja somente um ponto. Para garantir a eficiência de proteção, recomendamos que o  protetor seja personalizado, confeccionado  através de uma moldagem realizada no consultório do dentista.

Na Multi Oral, são indicados os modelos  multi-laminados, que oferecem segurança, conforto e proteção. Opções como o chamado “ferve e molda” e protetores pré-fabricados em “tamanho único” não se adaptam corretamente à arcada e acabar provocando um acidente mais grave. Isto porque, sem a moldagem exata, a pessoa sofre um duplo impacto: de um objeto, por exemplo, no protetor e do protetor no dente. Os modelos trabalhados pela Multi Oral podem ainda ser coloridos. O multi-laminado, por exemplo, oferece uma grande variedade de cores.

Dentista responsável pelos protetores bucais: Dra Ana Lúcia Locatelli Gorin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp