Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Odontopediatria: cuidando da saúde das crianças nas férias - Clínica Multi Oral

Odontopediatria: cuidando da saúde das crianças nas férias

As férias de meio de ano são um convite para a diversão da criançada, mas também podem ser um importante momento de cuidados preventivos com a saúde bucal.

Que tal aproveitar o tempo livre para cuidar dos dentinhos dos pequenos nas férias? Os tratamentos e cuidados da Odontopediatria são essenciais para a conservação de um sorriso bonito e de uma boca saudável.

A recomendação dos especialistas é que papais e mamães tirem um tempinho das férias de julho para levar as crianças para um check-up, no qual é possível avaliar a saúde bucal, tratar preventivamente possíveis problemas e cuidar da estrutura de dentes de leite e dentes permanentes.

Na Multi Oral, clínica odontológica em Ipanema, os papais encontram a melhor infraestrutura e dentistas realmente preparados para lidar com as crianças, especialistas em Odontopediatria e com abordagens que deixam os pequenos realmente confortáveis e seguros no consultório.

Tudo é feito de uma maneira cuidadosa e carinhosa, a fim de evitar que a criança tenha medo ou fique traumatizada com o dentista.

Confira alguns cuidados importantes para a saúde bucal do seu filho!

A Odontopediatria é a área odontológica que cuida especificamente das crianças, dos bebês e também dos adolescentes. É uma área que adota uma metodologia especial de atendimento, com foco nos estímulos para que as crianças mantenham bons hábitos de higiene bucal durante toda a vida.

No atendimento aos pacientes, os dentistas especializados em Odontopediatria avaliam os aspectos fisiológicos importantes de cada fase da vida da criança dentro do contexto da saúde bucal.

Vale reforçar que, quanto mais cedo as crianças começam a frequentar o dentista, melhores são os resultados, principalmente no que diz respeito à prevenção de problemas bucais frequentes, como cáries, tártaro, gengivite, desarmonias dentárias e outros problemas ortodônticos.

Para os bebês e as crianças que estão começando a ter seus primeiros dentinhos, a visita ao odontopediatra pode ser uma boa hora para realizar a higienização bucal. Bebês já podem começar a passar pela limpeza da gengiva a partir dos três meses de vida.

Já os papais dos pequenos que estão despontando os primeiros dentes de leite podem ser corretamente orientados sobre a melhor forma de usar a escova de dente com delicadeza e assertividade na higienização.

O acompanhamento com o dentista especialista em Odontopediatria deve ocorrer desde a primeira dentição até a troca dos dentes de leite, para que a criança passe por essas diferentes fases da vida dental com mais tranquilidade e saúde. A indicação é para que as crianças visitem o dentista a cada seis meses.

Aproveite o tempo livre das férias e invista na saúde do seu filho!

Aproveitando o período de férias, o dentista poderá indicar o melhor cuidado de acordo com o ciclo dentário do paciente. Na consulta, para as crianças de 3 a 6 anos de idade, o profissional pode avaliar o posicionamento dos dentes e da arcada, realizar a higienização e orientar sobre cuidados preventivos de rotina.

Já para as crianças com até 12 anos de idade, o check-up preventivo é mais abrangente, com o diagnóstico de possíveis problemas dentais ocasionados por uma alimentação irregular ou pelo excesso de açúcar.

Esta também é uma oportunidade para que o dentista converse com os pais sobre a exigência do consumo inteligente de açúcar na rotina das crianças e sobre como o controle e a moderação dos alimentos açucarados podem favorecer a saúde bucal.

A consulta de rotina com o odontopediatra também serve para o tratamento dos dentes permanentes e para a realização de uma avaliação mais atenta e criteriosa do processo de troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes.

Aproveite as férias de julho e agende uma consulta para o seu filho na Clínica Odontológica Multi Oral!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp