Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

multioral-1001_blog

Plástica Gengival: Saiba como funciona o procedimento

A Plástica Gengival nada mais é do que a cirurgia reconstrutora da gengiva. Essa cirurgia é capaz de corrigir problemas gengivais, como o recobrimento de raízes expostas, o aumento de espessura no caso de gengivas finas – onde pode ocorrer o escurecimento, devido à pinos ou raízes com canal tratado.

Geralmente, quando um paciente busca a Plástica Gengival , seus desejos são de melhorar a estética vermelha do sorriso que é a gengiva, ou seja, a aparência tem que estar em harmonia com os dentes, eles precisam estar harmônicos entre em si.

Dentista pode realizar a cirurgia Plástica Gengival?

Cirurgiões-dentistas são profissionais capacitados e aptos a fazerem esse tipo de cirurgia Plástica Gengival , porém o periodontista, que é o especialista em gengivas, é um profissional odontólogo que estudou as técnicas mais profundamente, por isso, na maior parte dos casos, ele é o mais indicado para realizar essas cirurgias.

Quando a Plástica Gengival é indicada?

A Plástica Gengival , geralmente é indicada em casos de gengivas muito grandes, conhecidos como sorriso gengival. Também é indicado em casos de retrações, que é quando a gengiva se desloca e a raiz fica exposta, assim como em casos de depressão vestibular em áreas de extração, que comprometem a estética.

Em casos de recobrimento gengival, onde a gengiva tem pouca espessura, é fina e acaba adquirindo uma coloração ou contornos que são esteticamente indesejáveis.

Vale ressaltar que caso o paciente apresente um caso de periodontite, conhecida também como doença da gengiva e ele deseje realizar a plástica gengival, será preciso que a doença tenha sido totalmente curada, justamente para que a Plástica Gengival seja realizada com sucesso.

Como é realizada a Plástica Gengival ?

Hoje, existem algumas técnicas que possibilitam a Plástica Gengival , mas nessa cirurgia, o que acontece é um leve descolamento da gengiva, preservando as papilas, que são aqueles “triângulos” que ficam entre os dentes. Após isso, a gengiva é deslocada para cima, para baixo ou para o lado, a direção vai depender do objetivo da cirurgia.

Em alguns casos, pode haver a necessidade de se retirar um pouco de tecido do palato, que é o “céu da boca” e só então, o cirurgião-dentista fará um enxerto com o tecido em outro lugar da gengiva, criando espessura ou volume, de acordo com o objetivo.

Fique tranquilo! Para a Plástica Gengival é usada anestesia local adequados ao paciente, também de acordo com suas particularidades, com os exames clínicos apresentados anteriormente e também de acordo com o seu histórico clínico.

A Plástica Gengival simples é um procedimento que pode durar em torno de 30 minutos. Já uma cirurgia de enxerto gengival ou de correção de sorriso gengival pode durar até 1 hora e meia.

Como é o pré-operatório da Plástica Gengival ?

Para o pré-operatório da plástica gengival, é indicado o controle da placa bacteriana de forma rigorosa e para os pacientes fumantes é necessário que abdique do cigarro. Geralmente são receitados anti-inflamatório e antibiótico.

Como é o pós-operatório da Plástica Gengival ?

Já o pós-operatório da Plástica Gengival varia muito de paciente para paciente e também depende da colaboração do paciente em relação a fatores como: manter à higiene bucal adequada, ingerir alimentos leves, manter uma certa cautela durante a escovação para não bater nos pontos, tomar os medicamentos prescritos sempre na hora correta e durante o tempo indicado pelo cirurgião.

Além disso, é preciso manter o controle das doenças sistêmicas, para que não se agrave a recuperação. Mas geralmente a recuperação leva de 15 a 20 dias para que paciente tenha uma boa cicatrização.

Todos esses cuidados são necessários porque para obter o resultado desejado, seja ele uma gengiva esteticamente harmoniosa, mais bonita, mais simétrica ou uma gengiva que possa, compor um sorriso ainda mais bonito em conjunto com dentes saudáveis.

Acompanhe o Blog da Multi Oral e fique por dentro das novidades, curiosidades e informações sobre saúde oral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp