Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Refrigerantes: Um Problema para os Dentes

Se for feita uma pesquisa com as crianças sobre qual é a bebida preferida entre a garotada, com certeza o refrigerante vai aparecer em primeiro lugar. O refrigerante que é vendido em comerciais como fonte de energia, alegria e vida saudável, na verdade é um dos grandes responsáveis por diversos problemas de saúde, dentre eles a obesidade.

Alguns estudos relacionam o alto de consumir refrigerantes à diabetes e problemas na absorção de cálcio e falta de apetite, além disso, com o consumo de refrigerantes, as crianças acabam deixando de ingerir bebidas saudáveis como o leite, sucos naturais, iogurtes, entre outros líquidos que trazem nutrientes essenciais ao nosso organismo.

O ‘inofensivo’ refrigerante é conhecido como um dos vilões causadores de celulites, além de ser o principal responsável pelo aparecimento das cáries, que atinge pessoas de todas as idades, uma vez que os seus compostos desmineralizam o esmalte dental contribuindo para a sua formação.

Erosão Ácida: Como acontece?
Em alguns casos mais graves o excesso de refrigerantes e sucos ácidos podem causar a erosão ácida que acontece quando o esmalte dental (a superfície dura do dente) é exposto à ácidos (de alimentos, bebidas ou do estômago), ele amolece temporariamente e perde parte de sua proteção. A saliva ajuda a neutralizar a acidez, restaura o equilíbrio natural da boca e lentamente remineraliza o esmalte dentário, entretanto, como o processo é lento, se o ataque ácido ocorrer com freqüência, o dente não tem tempo de se recuperar.

A erosão ácida quando combinada com a abrasão (atrito constante) pode gerar desgaste da superfície. A escovação é um exemplo de abrasão e se associada à erosão ácida pode causar um desgaste significativo, resultando em redução da espessura do esmalte podendo levar a alterações na textura, forma e aparência do dente, e também no desenvolvimento de sensibilidade dentária.

DICAS:
Como preservar o esmalte dos seus dentes

1- Substitua o refrigerante por bebidas que contenham menos açúcar e que sejam  menos ácidos, como água, mate, leite e suco de fruta 100% natural e sem acidez.

2- Caso não seja possível: 
– Faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida.
– Evite prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos, opte por utilizar um canudo que chegue até a parte posterior da boca.
– Não escove os dentes imediatamente após consumir alimentos e bebidas ácidas já que o esmalte está muito amolecido e vulnerável.  É melhor aguardar 1 hora para escová-los.
– Também recomendamos o uso de solução para bochecho com flúor.
– Procure periodicamente seu dentista na Multi Oral para que ele faça uma avaliação do esmalte dos seus dentes. Caso seja necessário, será feita a aplicação de flúor e a indicação de produtos específicos (cremes dentais e enxaguatórios bucais) para manter o esmalte sempre sadio.
– Mantenha uma alimentação balanceada e com alimentos nutritivos, essa é a melhor forma de evitar doenças, inclusive a cárie.

– Use creme dental de baixa abrasividade e alto teor de flúor.

Novo creme dental Sensodyne Pro-Esmalte ajuda a proteger o esmalte do dente para proteger seu sorriso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp