Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Menina sorrindo

Selante dental: o que é?

A rotina de cuidados com os dentes e com a saúde do sorriso pode ficar muito mais simples e efetiva com o tratamento de selante dental. Essa resina fluida é, normalmente, aplicada sobre os principais dentes da mastigação, os pré-molares e os molares.

A recomendação do selante dental pelos dentistas é ainda mais frequente quando falamos em crianças, já que a substância é altamente eficaz contra o surgimento de cáries. De uma forma geral, o objetivo da aplicação do selante dental é justamente evitar a presença das bactérias que são responsáveis pelo desenvolvimento das cáries.

Como o selante dental é aplicado?

O selante dental tem o aspecto de um revestimento dentário. Ele pode ter uma aparência branca ou transparente e é aplicado, na maioria dos casos, quando o dente acaba de nascer de forma permanente.

A principal recomendação para esse tratamento é para crianças até os 12 anos de idade, mas, obviamente, o dentista pode indicar o tratamento também para crianças em idade mais avançada, adolescentes e até adultos, tudo depende da avaliação de cada profissional.

Em geral, a avaliação do dentista leva em conta as características dos dentes dos pacientes. Pessoas com mais chances de desenvolverem cáries podem passar pelo tratamento com selante bucal, a fim de reforçar a prevenção.

Por que aplicar o selante dental?

Uma boa notícia para os pacientes é que a aplicação do selante dental é totalmente indolor. Logo após a limpeza completa dos dentes, o dentista isola o dente e faz um condicionamento no esmalte. Por fim, o acabamento é realizado com a resina do selante dental. É um procedimento prático e bastante eficiente.

A aplicação do selante dental é importante por uma série de razões. A película formada pela resina protege os sulcos dos dentes e todas as cavidades, preservando a saúde bucal. Além disso, o selante torna a limpeza diária bem mais prática e fácil, cria uma barreira eficaz contra a ação de bactérias, evita a formação de placa bacteriana e de cáries.

Esse procedimento garante a proteção dos dentes que são utilizados para triturar os alimentos e que são os mais difíceis de higienizar com a escova e com o fio por conta de suas características naturais, como os sulcos e depressões. Após o tratamento, o paciente tem uma redução significativa na incidência de cáries e outros problemas bucais.

O selante dental melhora a saúde dos dentes e ainda influencia positivamente a estética, garantindo um sorriso bonito. Por ser transparente e se adaptar perfeitamente aos dentes, a resina fica imperceptível.

Durante a aplicação, a resina escoa pelas fissuras e pelas fóssulas dos dentes, chegando até os microporos do esmalte dental. Isso garante uma proteção integral e um isolamento completo de toda a superfície de oclusão. Com isso, o tratamento evita a proliferação das bactérias nocivas, causadoras das cáries.

Vale ressaltar que, após o procedimento, o paciente precisa manter uma rotina de cuidados com os dentes. A higiene bucal deve ser feita com escovação após as refeições e uso regular do fio dental e de enxaguantes bucais. As visitas periódicas ao consultório do dentista também devem ser mantidas para o acompanhamento da saúde geral.

Quando feito na infância, o tratamento com o selante dental reduz em até 80% os riscos de cáries. Para saber mais sobre a técnica e entender os benefícios desse investimento, basta fazer contato com a equipe da Multi Oral Saúde e Estética, clínica localizada em Ipanema, no Rio de Janeiro.

A Multi Oral, possui dentistas especializados e infraestrutura moderna e confortável garantindo aos pacientes uma experiência diferenciada e de confiança. A clínica fica localizada na Rua Visc. de Pirajá, 433 – 6º andar – Ipanema, Rio de Janeiro. Marque sua consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp