Artigos
Grávidas e o cuidado com os dentes
13/05/2010 03:29
A gravidez representa um período delicado para a gestante, cujos dentes exigem cuidados específicos tanto por parte da mulher como do dentista com a finalidade de prevenir o aparecimento de problemas bucais como cárie e gengivite. O ideal é realizar qualquer tratamento dentário antes da gravidez, mas caso haja necessidade, a melhor época para tal é o segundo trimestre. O atendimento da gestante envolve desde procedimentos como profilaxia, aplicação de flúor – se houver necessidade – e remoção de irritantes locais que agridem a gengiva até o aconselhamento preventivo para a saúde bucal do bebê.
A necessidade de uma atenção especial com a dentição decorre das transformações que a gravidez traz. O aumento do número de cáries está associado ao aumento da acidez da cavidade bucal e do consumo de açúcar e a diminuição dos cuidados com a higiene oral. Associa-se ainda o fato de que a gestante passa a se alimentar com maior freqüência aumentando ainda mais a predisposição ao aparecimento do processo carioso. Outra explicação são as alterações na dieta, as mudanças na higiene oral – como desatenção ou dificuldades na escovação devido à ânsia de vômito – e, como conseqüência de uma maior ocorrência de vômitos, o desequilíbrio do meio bucal. O não tratamento desse desequilíbrio causa descalcificação da estrutura dental, que leva a cárie.
O sangramento das gengivas, também não é normal, tendo relação com a formação de placas bacterianas que causam a gengivite, que a gestante tem predisposição a desenvolver devido às alterações hormonais, que levam seu organismo a responder de forma exagerada a presença desses microorganismos. Em alguns casos, o problema pode evoluir para uma gengivite gravídica. Estudos realizados mostraram que a inflamação de estruturas que dão sustentação aos dentes pode levar ao parto prematuro, por conta de alterações hormonais provocadas pela produção da prostaglandina, um dos hormônios que induzem ao parto.
ALIMENTAÇÃO
Sobretudo na gravidez, a alimentação da mulher deve obedecer a um cardápio saudável e disciplinado, tendo em vista a formação dos dentes do bebê, a partir da sétima semana de gravidez. Cálcio, fósforo e vitaminas, necessários para dentes e ossos sadios, são fornecidos ao feto por meio de uma dieta balanceada, contendo os quatro grupos básicos de alimentos.
Algumas orientações básicas:
• Evitar comer fora de hora.
• Evitar o consumo excessivo de doces (açúcar). Se for impossível, procurar ingeri-los somente logo após as refeições.
• Escovar a língua e usar o raspador de língua para evitar o acúmulo de bactérias e prevenir o mau hálito.
• Escovar religiosamente os dentes e passar fio dental após as refeições e principalmente antes de dormir.
• Usar escova macia, de ponta redonda.
• Trocar sua escova sempre que as cerdas estiverem amassadas. Visitar seu dentista pelo menos duas vezes durante a gravidez. Ele poderá orientá-la melhor quanto a algumas medidas preventivas como o uso de flúor.
- Assista a Multi Oral no programa Mãe é Mãe da GNT
- Para ter um sorriso perfeito
- Saúde bucal pode amenizar efeitos de quimioterapia
- A Multi Oral comunica que segundo a orientação da Oral B foram recolhidos todos os anti-sépticos bucais da clínica e o seu conteúdo descartado.
- Você já marcou sua limpeza periódica?
- No dia das mães, que tal fazer a sua mãe sorrir?
- CONHEÇA A INVISALIGN
- Quando levar seu filho ao Dentista pela primeira vez:
- Amamentação e Odontologia – Tudo a Ver
- Implante Dentário
- Grávidas e o cuidado com os dentes
- Inflamação na gengiva
- Protetor Bucal
- Sorriso com harmonia e beleza
- Quando colocar aparelho
- Dentes e gengivas – O que muda após os 50?
- Plástica gengival devolve harmonia ao sorriso
- Acidentes x Crianças em férias
- Viva melhor com implantes dentários
- PORQUE A SALIVA É TÃO IMPORTANTE?
- Dentes fraturados
- Refrigerantes: Um Problema para os Dentes
- Ortodontia para adultos. Conheça as novidades
- Aparelho ortodôntico
- Coloque o bruxismo para dormir
- Câncer de boca
- Clareamento a Laser
- Higiene Noturna
- sorriso remodelado
- Implantes em titânio
- Odontologia e esporte
- Odontologia e estética
- Dentição infantil
- Os adoçantes e a cárie
- Sorria para a terceira idade
- Retração Gengival
- Implante proporciona sorriso confiante
- Consumo inteligente do açúcar
- Entrando na linha com a ortodontia
- Quando faltam dentes
- Rebeldia faz mal aos dentes

