Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Post-multioral-1507_copiar

Alimentação ruim e o impacto na saúde bucal

Alimentação ruim e o impacto na saúde bucal

A alimentação é um processo que garante que nosso organismo consiga os nutrientes necessários para a nossa sobrevivência. Como já se sabe, a alimentação saudável é fundamental para a nossa saúde, e o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura e sal são prejudiciais para o funcionamento do organismo, mas você sabia que podem afetar também a saúde bucal?

Quando se pensa em saúde e bem-estar, dificilmente se associa a saúde bucal, entretanto a odontologia não deve ser vista como algo à parte da rotina, e o cuidado com os dentes não devem ser deixados de lado.

Em vista disso, a saúde bucal está diretamente relacionada aos hábitos de alimentação adotados pelas pessoas. Se o organismo não recebe a nutrição adequada, isso gera alterações na boca, o que geralmente é o primeiro sinal de alerta dado pelo corpo.

Há uma série de fatores relacionados com a alimentação ruim e o impacto na saúde bucal.  Confira abaixo o que uma má alimentação pode acarretar:

  • Placas bacterianas: caso você tenha uma alimentação com excesso de gordura ou açúcares, isso pode gerar a acúmulo de placas bacterianas mais ativas nos dentes, desenvolvendo cáries.
  • Mau hálito: o mau hálito está associado principalmente à falta de higiene bucal como a falta de escovação dos dentes com um creme dental apropriado e à não utilização do fio dental, porém também pode estar associado à problemas de digestão e acidez estomacal.
  • Problemas estéticos e funcionais: consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes também podem causar problemas estéticos e funcionais nos dentes, como alteração de cor e comprometimento do esmalte dentário.

Uma alimentação balanceada é o segredo para uma vida saudável, mas não significa que alimentos com açúcar ou gordura precisem ser eliminados completamente. O essencial é seguir uma alimentação equilibrada, escovar os dentes após as refeições, usar o fio dental diariamente e ter o acompanhamento regular de um dentista. É importante que as visitas ao dentista sejam regulares, para tirar dúvidas e manter em dia a saúde bucal.

Alimentos benéficos à saúde bucal 

A alimentação saudável e balanceada deve ser a nossa maior parceira na prevenção de doenças. Portanto, devemos consumir alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e fibras para garantir o melhor funcionamento do nosso organismo. Desse modo, teremos, consequentemente, uma boca com dentes fortes, gengiva saudável e até o controle de mau hálito. Confira alguns alimentos benéficos à saúde bucal.

  • Azeite extra virgem, castanhas e abacate: gordura boa no geral ajuda na barreira protetora do dente.
  • Alimentos ricos em cálcio: fundamental para se ter dentes fortes e saudáveis. O cálcio pode ser encontrado em leite e seus derivados, couve e peixes.
  • Alimentos ricos em vitamina B e ferro: auxilia na saúde da gengiva. São encontrados em lentilha, ervilha, arroz integral.
  • Água: ingerir água ajuda a eliminar açúcares e ácidos. Além disso, mantém a boca hidratada, ajudando na produção de saliva.

Ter uma rotina saudável de alimentação melhora nossa vida e saúde em muitos aspectos. Nosso sorriso precisa de cuidados além da higiene. Cuide-se de dentro para fora, consumindo alimentos que vão te ajudar na prevenção de doenças.

Conclusão

Agora que já sabemos sobre os malefícios da alimentação ruim e o impacto na saúde bucal, devemos adotar boas práticas de higiene bucal e manter uma dieta mais rica em vitaminas e melhor balanceada, para que possamos ter dentes funcionais e esteticamente agradáveis. Procurar por um dentista especializado em saúde bucal ajuda você a ter um sorriso mais bonito e mantém os aspectos funcionais dos seus dentes, proporcionando qualidade de vida e bem-estar no seu dia a dia.

Sobre a Multi Oral

Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar o sorriso de toda a sua família. Estamos há 20 anos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp