Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Bebês prematuros: quais problemas odontológicos podem surgir?

Ter bebês prematuros, ou seja, nascidos de gestações de 37 semanas ou menos, é sinônimo de preocupação para os pais por uma série de questões já conhecidas: baixo peso, anemia, deficiências respiratória e/ou cardíaca, entre tantos outros. No entanto, muitos também não se dão conta de que a prematuridade também pode ter impactos na dentição ao longo da vida. Neste texto blog, iremos abordar este assunto. 

Quais o reflexos da prematuridade na dentição? 

É bastante comum que bebês prematuros tenham algumas deficiências no que diz respeito à saúde bucal. Talvez a mais visível seja a má formação do esmalte dentário, tornando os dentes mais frágeis e suscetíveis aos seguintes problemas: 

  • Mancha no esmalte: é comum que pessoas que tenham nascido prematuras possuam manchas no esmalte dental, o que traz prejuízo no que diz respeito à questão estética.
  • Sensibilidade: por consequência da deficiência no esmalte, é bastante comum que os bebês prematuros tenham uma maior sensibilidade nos dentes ao ingerir alimentos gelados ou quentes. Isso ocorre pois os ameloblastos – células que formam os dentes – são extremamente sensíveis, sentem a mudança abrupta por conta do parto e tem seu desenvolvimento modificado temporariamente durante este processo.
  • Cáries e placa bacteriana: Dentes de bebês prematuros tornam-se locais mais propícios ao acúmulo de placa bacteriana aumentando o risco de cáries ao longo da vida.

Como tratar? 

É fundamental que a criança realize visitas periódicas ao odontopediatra logo após o surgimento dos primeiros dentinhos, que normalmente surgem por volta dos 6 meses de idade. Durante a consulta, os pais irão receber orientações a respeito da higiene oral, dieta, aplicação de flúor, riscos para o desenvolvimento da cárie, mamadeira e chupeta adequadas.

 Além disso, também terão dicas para correção de hábitos que podem trazer outros problemas no futuro, como “chupar dedo”, o que já mencionamos no texto blog As 5 perguntas mais comuns sobre a saúde bucal das crianças. 

A importância do pré-natal odontológico

Embora muitas mamães ainda não saibam, a odontologia vem ganhando cada vez mais espaço durante o processo da gestação, realizando o pré-natal odontológico, também chamado de odontologia intra-uterina. 

Durante a gestação, é possível que as gestantes deem menos atenção aos dentes. Os enjoos atrapalham a escovação e as pacientes não higienizam a área com a frequência necessária. Além disso, o número de refeições pode aumentar. Na visita ao dentista, a gestante recebe dicas importantes sobre o controle da placa bacteriana, por meio da escovação, uso correto do fio dental e aplicação de flúor. 

Vale ressaltar que hábitos e doenças da mãe podem prejudicar a formação dos dentes do bebê. Alguns levantamentos científicos apontaram uma relação entre bebês prematuros e com baixo peso a mães que apresentaram saúde bucal insuficiente durante a gestação. 

A explicação para isso baseou-se no fato de que grávidas com problemas de gengiva apresentam níveis acentuados de prostaglandinas, que é um potente indutor de parto prematuro, no fluido gengival.

Conclusão

O objetivo do texto é orientar os pais a respeito dos problemas odontológicos que um bebê prematuro pode desencadear, além de reforçar a importância da higiene bucal para as gestantes. 

É fundamental que as mamães consultem o dentista regularmente, pois o profissional saberá fornecer as melhores orientações para que tudo corra bem para elas e para a criança que está por vir! 

Conheça a Multi Oral! 

Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar os sorrisos de toda a sua família. Estamos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp