Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Cáries: cuidado e prevenção

A cárie é uma doença multifatorial, causada pelo acúmulo de bactérias ou higienização incorreta, por uma dieta rica em açúcares (quanto maior o consumo, maior a probabilidade de desenvolver a doença) e também pela susceptibilidade de cada um. Por isso, saber as melhores práticas para preveni-la ou tratá-la faz a diferença para quem deseja cuidar do sorriso. 

Neste blog, iremos explicar com mais detalhes o assunto e assim, você ficará por dentro de tudo o que precisa saber para ter dentes saudáveis e livres das cáries. 

Como as cáries se formam? 

As cáries são formadas a partir do acúmulo de bactérias e da fermentação dos restos de alimentos que se acumulam nos dentes e na gengiva. 

Quando não realizamos a higienização devida, essa fermentação começa a afetar o esmalte dental e pode alcançar camadas mais interiores dos dentes, incluindo a polpa dentária e a raíz do dente. Nestes casos, o dentista lança mão de um tratamento mais complexo e que é temido por muita gente: o canal, cujo assunto já abordamos por aqui

Tratamento

O tratamento para as cáries varia de acordo com a profundidade do problema. Se diagnosticado no início, a aplicação de flúor pode ser o suficiente para impedir a deterioração do dente. Em casos mais agudos, o dentista pode realizar uma restauração, retirando a parte danificada e preenchendo o espaço com resina própria para esta finalidade ou até mesmo restaurações de porcelana parciais ou totais.

Em situações ainda mais delicadas, com um grande deterioração do dente, pode ser necessária sua extração e substituição por uma prótese ou implante. 

Açúcar: o alimento “predileto” das cáries

O açúcar refinado, presente em muitos dos alimentos que consumimos no dia a dia, é o alimento “predileto” das cáries, pois os ácidos que afetam inicialmente o esmalte dentário agem rapidamente ao entrar em contato com ele. 

Por essa e outras razões, é importante controlar o consumo de açúcar e optar por uma alimentação mais equilibrada, reduzindo o consumo de itens multiprocessados e abrindo espaço para frutas, verduras e legumes. 

Prevenindo o problema

Sem sombra de dúvidas, o melhor caminho para lidar com as cáries é investir na prevenção. A escovação diária após as refeições, o uso do fio dental para alcançar regiões que as cerdas não conseguem e as visitas periódicas ao dentista para verificar possíveis problemas são fundamentais. 

Como escovar os dentes da maneira correta? 

Força não é sinônimo de boa escovação, e pode até mesmo prejudicar a gengiva. O ideal mesmo é realizar movimentos suaves e circulares, sempre da gengiva para fora. É importante também não esquecer da parte interna dos dentes e da língua. Vários modelos de escova já possuem limpadores próprios para isso. 

Outro ponto importante sobre as escovas: ela deve ter cerdas macias e ser trocada a cada 3 meses ou ao menor sinal de desgaste. 

Atenção ao uso do fio dental

O fio dental também possui uma maneira correta de utilização para não danificar a gengiva. Enrole cerca de 40 centímetros de fio entre o polegar e o indicador das duas mãos, realizando movimentos de vai e vem entre os dentes, sempre de maneira delicada. 

Conclusão

O objetivo deste blog foi fazer com que você conheça um pouco mais sobre a doença cárie, sua formação e as melhores alternativas de tratamento e prevenção. Agora que chegou até aqui, fique ainda mais vigilante à sua saúde bucal, para comer, falar e sorrir sempre com muita saúde e confiança. 

Conheça a Multi Oral

A Multi Oral é uma clínica odontológica situada em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, atendendo a crianças e adultos com muito carinho e dedicação desde 2001! Conte conosco! Para saber mais sobre o nosso trabalho, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp