Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Clareamento: principais dúvidas e cuidados

Se o sorriso é “a janela da alma” para muitas pessoas, ele merece ser muito bem cuidado, não é verdade? Por isso, tem sido cada vez maior a procura por tratamentos odontológicos estéticos, como o clareamento. Contudo, mesmo tendo caído no gosto dos pacientes, é comum que ainda existam algumas dúvidas sobre o processo. 

Para esclarecer a maior parte delas, preparamos um blog que aborda as principais questões sobre o assunto. Boa leitura! 

O sorriso e o resgate da autoestima

É comum ouvirmos relatos de pacientes que chegam ao consultório dentário se dizendo com vergonha do sorriso, se sentindo constrangidos até mesmo para tirar uma foto. O clareamento dental, desde que realizado por um profissional especializado e com todos os cuidados necessários, pode devolver a confiança e a autoestima para quem deseja sorrir muito por aí. 

O que é o clareamento dental? 

O clareamento dental se baseia na ação de agentes químicos para a remoção de manchas e o resgate da cor original dos dentes, que podem se tornar mais escuros e opacos por fatores que vão desde a alimentação, uso de antibióticos e tabagismo.  

Cabe ressaltar que os resultados variam de pessoa para pessoa e também com os objetivos do paciente.

Tipos de clareamento 

Existem dois tipos de clareamento, que podem inclusive atuar em conjunto para proporcionar resultados mais rápidos. São eles: 

 

Caseiro: Apesar de ter o nome de “caseiro”, a participação do dentista é essencial para que o tratamento seja bem sucedido. Se dá por meio de moldeiras de silicone com gel clareador, que devem ser colocadas nos dentes durante um período pré-determinado, que varia de 2 a 4 semanas, com 2 a 4 horas por dia. 

Em consultório: método ágil e que apresenta resultados efetivos. O gel utilizado tem uma concentração maior de agentes clareadores. Durante a sessão, a gengiva do paciente é protegida  isolando as mucosas orais. A sessão dura aproximadamente 1 hora e meia e o gel pode ser aplicado até 3 x na mesma sessão para a ação clareadora desejada. 

Mista: como dito acima, é bastante possível que o dentista sugira ao paciente a combinação das duas técnicas para a obtenção de resultados mais rápidos e efetivos. 

Principais recomendações 

É importante estar atento a algumas recomendações antes e após a realização do clareamento dental

Durante o tratamento, é importante evitar o consumo de alimentos escuros e com corantes, pois eles podem atrasar o tratamento e até mesmo manchar os dentes. Deste modo, deve-se evitar  café, açaí, refrigerantes de cola, entre outros, até a conclusão do procedimento.

Os fumantes também devem redobrar a atenção, pois a nicotina amarela rapidamente os dentes, o que prejudica a eficiência do tratamento e claro, faz mal ao organismo como um todo. 

Vale ressaltar que os dentes precisam ser preparados antes do clareamento se iniciar, e estejam limpos e livres de tártaro para o processo ser bem sucedido. 

Por fim, o clareamento não é recomendável para adolescentes, pois neste momento da vida, a polpa do dente (região onde fica o nervo do dente) está muito grande, e o clareamento pode aumentar a sensibilidade dentária. 

Conclusão 

Com o devido acompanhamento do dentista, é possível obter dentes mais brancos e saudáveis. Se você deseja renovar o seu sorriso, busque um profissional capacitado na área, pois ele saberá esclarecer todas as suas dúvidas e apresentará a melhor alternativa para o seu caso. 

Conheça a Multi Oral

A Multi Oral é uma clínica odontológica situada em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, atendendo a crianças e adultos com muito carinho e dedicação desde 2001! Conte conosco! Para saber mais sobre o nosso trabalho, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp