Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

pexels-photo-6624467

Como estimular a higiene bucal das crianças?

Outubro é o mês das crianças! Essa fase mágica da vida é o momento de descoberta do mundo ao redor e de construção da personalidade dos pequenos. Por isso mesmo, ensinar a respeito da saúde bucal é tão importante, pois ao cuidar dos dentes desde os primeiros anos de vida, a tendência é a prevenção de problemas dentais.

Por isso, neste blog daremos algumas dicas para estimular a garotada a cuidar muito bem do sorriso! Aproveite a leitura!

Quando a criança deve ir ao dentista pela primeira vez?

A primeira consulta é recomendada logo nos primeiros meses de vida da criança, com o surgimento dos primeiros dentinhos. Isso porque quanto mais cedo o início da higienização bucal adequada da criança, maiores as chances de prevenir doenças odontológicas.

A importância do exemplo

O segundo tópico do nosso blog trata do exemplo. Crianças, sobretudo nos primeiros anos, são verdadeiras “esponjas” e absorvem o comportamento de quem está ao seu redor. Por isso, é importante que os pais ou responsáveis deem o exemplo, escovando os seus dentes junto com ela.

Ao fazer disso uma rotina na vida da garotada e também um momento de cuidado e carinho, tudo tende a ficar mais fácil.

Escova adequada (e divertida também)

É importante que a criança tenha uma escova adequada para a sua boca, e com cerdas macias. Mas o tema da escova pode ser qualquer um, inclusive do personagem favorito.

Alguns pais questionam se a escova de dentes elétrica é uma boa opção. E a resposta é: depende.

É fato que ela pode até funcionar como aliada e tornar o processo de escovação mais lúdico. No entanto, a escova elétrica pode demandar um tempo maior para uma limpeza completa da boca e também a pressão correta para que seja eficiente. Sendo assim, é recomendável que a escova de crianças muito pequenas continue sendo a manual. A partir dos 6 ou 7 anos, elas se tornam mais independentes e aí sim, após consultar o seu dentista, pode ser oferecido um modelo elétrico.

Atenção a quantidade de creme dental

É importante que os pais apenas tenham atenção com a quantidade de pasta utilizada, que não deve ultrapassar o tamanho de um caroço de ervilha. A dica é importante sobretudo quando os pequenos utilizam pastas voltadas para crianças, que normalmente tem um sabor mais doce.

Ensine os movimentos certos

É importante ensinar para a criança a maneira ideal de escovar, para evitar que ela machuque sua gengiva. Vale reforçar que os movimentos devem ser leves e circulares, e também que a língua não deve ser esquecida.

Conclusão

A infância merece ser vivida em toda sua plenitude, e a saúde bucal é importantíssima para a autoestima e desenvolvimento saudável da criança. Assim, ela poderá sorrir e iluminar todo o mundo à sua volta! Aproveitamos o blog também para desejar um Feliz Dia das Crianças a todos os pequenos e também a quem guarda um pouquinho da infância no coração.

Sobre a Multi Oral

Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar o sorriso de toda a sua família. Estamos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp