Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Blog-2905_multi

Coroas e próteses dentárias – quando são indicadas?

Os implantes têm ganhado popularidade e são excelentes para quem deseja ter o seu sorriso renovado, recuperando a funcionalidade e renovando a autoestima. No entanto, em alguns casos, é possível utilizar as coroas e próteses dentárias. Graças aos avanços da tecnologia, elas podem ser bem personalizadas e estarem em perfeita sintonia com o rosto do paciente. Neste texto blog, iremos falar um pouco sobre este assunto.

Como funciona a coroa dentária?

A coroa dentária que pode ser utilizada para recompor a anatomia dentária, quando a restauração clínica não é possível, ou até mesmo suprir sua ausência, quando é encaixada por cima de um implante dentário.

As coroas podem ser de porcelana ou cerâmica, e classificadas entre totais ou parciais, dependendo do grau de deterioração do dente.

São várias as aplicações do tratamento por meio de coroa dentária. Entre elas, podemos citar:

  • Grandes restaurações em um tratamento de cárie, quando resta pouca estrutura do dente.
  • Para restaurar um dente fraturado;
  • Proteção a um dente que está enfraquecido.
  • Cobrir um dente descolorido ou deformado

Outros tipos de próteses dentárias

Existem ainda outros tipos de próteses dentárias, que são indicadas para quem perdeu mais dentes ou mesmo a sua totalidade. Vamos a eles.

Próteses fixas

As próteses fixas são utilizadas para substituir um ou mais dentes ausentes. Elas são uma boa opção para preencher o espaço onde não há dentes e podem ser cimentadas aos dentes naturais ou até a mesmo implantes próximos ao espaço vazio. Sua estrutura é composta de pelo menos 3 dentes, sendo o do meio (dente faltante), chamado de ponte.

Vale lembrar que é sempre importante preencher o espaço de algum dente ausente. Caso contrário, pode ocorrer um desequilíbrio na estrutura dental do paciente, podendo levar à gengivite e até mesmo a à disfunção da articulação temporomandibular (ATM).

Prótese total removível

A prótese total removível, popularmente conhecida como dentadura, evoluiu bastante em termos de tecnologia e resistência, sendo possível até mesmo imitar a cor original da gengiva do paciente com bastante precisão, de modo a ter um resultado mais natural. É relativamente simples de usar, mas precisa ser removida para que seja feita uma higiene completa.

Sua principal vantagem é ser um tratamento mais simples, onde não é necessária intervenção cirúrgica ou colocação de qualquer estrutura fixa nos dentes. Em contrapartida, é fundamental que seja bem ajustada, pois caso contrário, pode prejudicar os movimentos bucais e dos dentes originais, justamente por poder se mexer dentro da boca. Durante o período de adaptação, o paciente pode sentir um leve incômodo ao usá-la, que vai sendo eliminado ao longo do tempo e varia de acordo com a estrutura óssea existente.

Prótese parcialmente removível

As próteses parcialmente removíveis se apoiam em grampos e conectores para permanecerem firmes na boca

Normalmente, a prótese é recomendada para pacientes que ainda possuem um número alto de dentes.  A sua principal vantagem é que, para o seu uso, não é necessário desgastar muito os dentes para encaixá-la.

Conclusão

Como vimos ao longo do texto, coroas e próteses dentárias são alternativas para quem deseja cuidar do sorriso e ter uma boca saudável. Nunca é tarde para começar a cuidar dos dentes e ter muito mais tranquilidade para comer o que gosta e sorrir bastante. Conhece alguém que tem dúvidas a respeito do assunto? Então compartilhe este texto!

Conheça a Multi Oral

Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar os sorrisos de toda a sua família. Estamos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com um time altamente capacitado para oferecer o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp