Saúde bucal na infância: cuidados com os dentes de leite

Muitas pessoas entendem erroneamente que os decíduos, carinhosamente chamados de dentes de leite, não necessitam de grande preocupação justamente por serem provisórios. No entanto, a atenção com a saúde bucal deve começar cedo, para garantir que a criança tenha uma dentição saudável por toda a vida. Neste texto, falaremos sobre a importância dos cuidados com os dentes de leite.

Surgimento dos dentes de leite

Como se sabe, o nascimento dos dentes de leite dos bebês não acontecem todos de uma única vez, sendo um processo que normalmente vai até os 3 anos. Ao atingir esta idade, a  criança já costuma ter os 20 dentes de leite na boca. A função deles é bastante especial: além de auxiliar na alimentação da criança e estimular o crescimento ósseo, eles guardam lugar para os 32 dentes que virão no futuro. O cuidado devido com os dentes de leite influencia na aparência e saúde dos dentes permanentes. 

A importância de higienização

O cuidado com a higiene bucal das crianças é imprescindível. Os bebês, por exemplo, devem  ter a gengiva sempre limpa. Isto pode ser feito com o auxílio de uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada. A partir dos 6 meses, com a chegada de alguns dentinhos, deve-se iniciar a escovação três vezes ao dia, com uma quantidade pequena (tamanho de um grão de arroz) de pasta dental com flúor e uma escova dental com cerdas macias e cabeça pequena. 

Conforme vão crescendo, é importante que as crianças sejam incentivadas a manter o cuidado com a dentição. O exemplo começa em casa: elas devem ver os pais e familiares escovando os dentes para que sintam estimuladas a cuidar deles também. A partir dos 4 anos de idade, quando vão se tornando mais independentes e questionadoras, é válido que ela tenha uma pasta de dentes própria, e uma escova com algum personagem que goste. São várias as opções disponíveis e certamente o dentista saberá informar a melhor opção. 

Visitando o dentista

Como já mencionamos no texto blog “As 5 perguntas mais comuns sobre a saúde bucal das crianças”, a primeira visita ao dentista deve ocorrer por volta dos seis meses de idade, coincidindo com a chegada dos primeiros dentinhos. Nesta consulta, os pais receberão dicas importantíssimas a respeito da higiene oral, dieta, aplicação de flúor e até mesmo sobre como corrigir hábitos nocivos aos dentes, como o de “chupar dedo”. 

A importância da alimentação

Nesta época da vida, as guloseimas ricas em conservantes e açúcares costumam fazer a cabeça da garotada. Por isso, deve-se acompanhar a alimentação dos pequenos de perto, para evitar exageros e lanchinhos fora de hora, que podem acarretar no surgimento de cáries e outros problemas dentários futuros. O sorriso e todo o organismo do seu pequeno irão agradecer. 

Dentes de leite amolecendo, e agora? 

Os dentes de leite costumam ser substituídos pelos permanentes a partir dos seis anos de idade. Nesta fase, é importante tentar deixar que as crianças cuidem e participem do momento da queda. Isso dá mais segurança a elas e pode ajudar a diminuir possíveis dores, fazendo com que enxerguem esta mudança como algo positivo. Havendo necessidade, vale visitar o dentista para que a extração seja feita.

Conclusão

Ao longo de todo o texto, mostramos a importância do devido acompanhamento da saúde dental dos pequenos, e como isto impacta no seu crescimento. Os pais devem levar a criança ao dentista desde cedo, criando uma relação de confiança entre ela e o odontologista. Assim, ela se tornará um adulto mais saudável e com uma excelente higiene oral. 

 

Para ler outros conteúdos, acesse o nosso blog

[likebtn theme="custom" icon_l_url="http://pdled.trgbr.com/wp-content/uploads/2018/08/like.jpg" lang="pt" like_enabled="0" dislike_enabled="0" show_like_label="0" icon_like_show="0" icon_dislike_show="0" counter_type="subtract_dislikes" tooltip_enabled="0" white_label="1"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *