Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Higiene bucal e Covid-19: Entenda essa relação!

 

Muito tem se falado a respeito da Covid-19. Não é para menos: desde que a pandemia foi declarada, em março de 2020, a rotina das pessoas foi impactada, e mudamos a maneira como nos relacionamos, trabalhamos e vivemos. 

Em Fevereiro de 2021, um estudo conduzido por cientistas de Catar, Espanha e Canadá buscou entender a associação entre a periodontite e o agravamento dos sintomas da Covid 19. 

Ao longo do blog, explicaremos a relação entre os fatores e a importância de manter uma boa higiene bucal. 

Entenda a pesquisa

A pesquisa se baseou no fato de que a inflamação é uma das principais características das doenças periodontais e, ainda que não cause de maneira nenhuma a doença, esta poderia se manifestar de maneira mais aguda em pacientes que sofrem com problemas na gengiva. 

Após analisarem radiografias da boca de 568 pacientes que sofreram com a Covid-19, eles verificaram que quem apresentava quadros agudos da periodontite apresentou um risco até três vezes maior de ser internado. Vale ressaltar que já existe relação entre a doença e problemas respiratórios, cardíacos e também com a obesidade.  

Explicando a periodontite

A periodontite é a fase mais avançada da gengivite. Os danos provocados sobretudo por uma má higiene bucal iniciam na gengiva e avançam para todo o periodonto, tecido que protege os dentes e o osso. Esse processo enfraquece o suporte dos dentes, que podem ser perdidos ao longo de algum tempo.

Entre os sintomas dos problema, podemos citar: 

  • Sangramento da gengiva, principalmente durante a escovação e/ou uso do fio dental;
  • Mau hálito
  • Gengiva com vermelho intenso.

Fique atento: alguns hábitos e comorbidades tornam o indivíduo mais propenso a sofrer com a periodontite. Entre eles, podemos citar: 

  • Tabagismo: o fumo é um grande fator de risco para a periodontite, pois interfere no sistema imunológico e torna mais difícil o combate à bactérias que causam a doença;

 

  • Excesso de peso: A explicação para essa relação está no impacto que o peso provoca no sistema imunológico, pois o tecido adiposo libera citocinas que são responsáveis pelo processo inflamatório crônico nas doenças periodontais.

 

  • Diabetes: Estudos indicam que existe relação entre diabetes e periodontite, tendo maiores chances de perda dentária. 

Dicas para cuidar da saúde bucal

Manter uma boa higiene bucal é um exercício diário. Para manter o seu sorriso sempre saudável, tenha na sua rotina os seguintes hábitos:

  • Escovação diária: sempre após as refeições. Além disso, em geral, as escovas dentais devem ser trocadas a cada três meses. A cabeça deve ser pequena para que possa alcançar regiões mais distantes da boca, assim como ter as cerdas macias para melhor escovação.

 

  • Fio dental: tão importante quanto escovar os dentes é utilizar o fio. Ele alcança regiões entre os dentes que a escova, por melhor que seja, não consegue alcançar. 

 

  • Visitas ao dentista: se consultar com um dentista pelo menos a cada seis meses é essencial para prevenir e tratar possíveis problemas bucais. Mesmo em um momento de muitas preocupações em virtude da pandemia, o paciente pode ficar tranquilo. Aqui na Multi Oral, por exemplo, respeitamos todos os protocolos de saúde dos órgãos competentes.

 

Conclusão

Poucas vezes falamos tanto de saúde. Por isso, vale lembrar que manter a higiene da boca em dia faz a diferença para um organismo mais protegido e uma maior qualidade de vida. 

Hoje precisamos usar máscaras e por vezes, não podemos mostrar o nosso sorriso por aí. Mas mesmo assim, ele merece ser muito bem cuidado! 

Sobre a Multi Oral

A Multi Oral é uma clínica odontológica situada em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, atendendo a crianças e adultos com muito carinho e dedicação desde 2001! Conte conosco! Para saber mais sobre o nosso trabalho, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp