Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Blog-2207_multi

Julho Laranja: A importância da ortodontia na infância

Cuidar da dentição dos pequenos desde os primeiros meses é essencial para um crescimento saudável e feliz. Foi com este objetivo que surgiu a campanha Julho Laranja, um mês inteiro de conscientização a respeito dos cuidados ortodônticos precoces, importantes para prevenir e tratar problemas de oclusão. 

Início dos cuidados

Como já foi mencionado no texto blog As 5 perguntas mais comuns sobre a saúde bucal das crianças, a primeira visita ao dentista deve ocorrer por volta dos 6 meses de idade, período que coincide com a chegada dos primeiros dentes. 

Logo na primeira infância,por volta dos 6 anos de idade, antes da troca dos dentes de leite, é possível diagnosticar o problema de má-oclusão e assim, o dentista pode recomendar o uso de aparelho ortodôntico. Atualmente, é possível optar tanto pelo modelo metálico tradicional, aparelhos ortopédicos removíveis e  também pelos chamados alinhadores invisíveis, como é o caso do Invisalign First, que também já foi mencionado em nosso blog. 

Vantagens do tratamento precoce

Quando tratados precocemente com aparelhos ortodônticos ou ortopédicos ainda nos primeiros anos de vida, os problemas de má oclusão são mais fáceis de serem corrigidos. Afinal de contas, como todo o corpo ainda está se desenvolvendo, é possível moldar, direcionar e  acompanhar este processo de crescimento e garantir o espaço adequado para a erupção dos dentes permanentes em posição correta e funcional. 

Por si só, isto garante resultados muito mais favoráveis e estáveis em comparação a adultos ou adolescentes, que já não se desenvolvem e possuem uma relação maxilomandibular incorreta. 

Malefícios da má-oclusão

Quando não tratada, a má oclusão pode provocar uma série de problemas na vida da criança, que com o avançar dos anos, se tornam mais difíceis e demorados de serem tratados. Entre eles, vale citar:

  • Problemas na postura: embora possa não parecer, dentes e coluna possuem relação, uma vez que a nossa estrutura corporal funciona em conjunto. Problemas de má-oclusão podem provocar desvios e neste caso, deverá ser feito um trabalho junto ao dentista e também com um fisioterapeuta.
  • Dores constantes na cabeça e no ouvido: dois sintomas clássicos da má-oclusão.

 

  • Problemas na mandíbula e na face: quando não é devidamente tratada, a má-oclusão pode provocar dores na articulação temporo mandibular (DTM).

 

  • Respiração Bucal e Apneia do sono: devido a formação das arcadas dentárias, podem causar uma posição de língua inadequada, causando a respiração bucal, desatenção, sono prejudicado e até rendimento escolar diminuído.

 

Conclusão

E aí, entendeu o objetivo do Julho Laranja e como a ortodontia na infância faz toda a diferença? Esperamos que sim! 

Para finalizar, vale ressaltar a importância do diálogo com a criança a respeito da manutenção de uma boa higiene bucal e também das visitas ao dentista. Quando esses valores são ensinados desde o início tudo fica mais fácil. Certamente seu filho(a) irá lhe agradecer no futuro!

Conheça a Multi Oral

Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar os sorrisos de toda a sua família. Estamos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp