Manutenção periodontal

Após a conclusão do tratamento periodontal o dentista recomendará um programa de manutenção periódica preventiva para evitar a recorrência da doença. O programa periodontal de manutenção, feito geralmente a cada três meses, é essencial para o sucesso do tratamento em longo prazo, uma vez que não há uma “cura absoluta” para a doença.

Durante a consulta de limpeza periodontal o especialista irá examinar as bolsas periodontais e verificar se elas estão saudáveis. A placa e o tártaro, que dificilmente são removidos durante a limpeza diária, serão removidos pelo dentista com um instrumento especial.

Além da limpeza e avaliação periodontal, a sua consulta de manutenção também incluirá:

  • Exames radiográficos: uma ferramenta muito útil na detecção de alterações dentárias como cáries, tumores e cistos e que também serve para avaliar o grau de perda óssea e para determinar a posição dos dentes e das raízes.
  • Exame de câncer bucal: o dentista examinará o rosto, pescoço, lábios, língua, garganta, bochechas e gengivas para verificar se há algum sinal de câncer oral.
  • Exame de cárie: as superfícies de todos os dentes serão examinadas para verificar se há presença de cárie
  • Exame das restaurações existentes
  • Polimento dos dentes
  • Orientações pessoais: avaliação da higiene bucal do paciente e, se for o caso, indicação de produtos e mecanismos alternativos para uma higiene bucal adequada como a escova elétrica, dentifrícios fluoretados, antissépticos, etc.

A melhor maneira de manter a doença periodontal sob controle é ter uma boa higiene oral, uma dieta saudável e visitar o dentista com regularidade.

Mantenha a sua saúde bucal em dia e contate a Clínica Odontológica Multi Oral para marcar a sua consulta de manutenção.

A dentista especialista em Periodontia na Clínica Odontológica Multi Oral é a Dra Carmen Mourão.

[likebtn theme="custom" icon_l_url="http://pdled.trgbr.com/wp-content/uploads/2018/08/like.jpg" lang="pt" like_enabled="0" dislike_enabled="0" show_like_label="0" icon_like_show="0" icon_dislike_show="0" counter_type="subtract_dislikes" tooltip_enabled="0" white_label="1"]