Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

b80npdpntjb1you3wr84j7gmj

Mau hálito: entenda quais são as causas e como acabar com ele

Mau hálito: entenda quais são as causas e como acabar com ele 

 

Todo mundo se incomoda com aquele odor desagradável que a boca, às vezes, produz e, por incrível que pareça, não são poucas as pessoas que sofrem com esse problema. O mau hálito é mais comum do que você imagina e afeta 40% da população brasileira. 

 

Não é uma doença, mas um sintoma de que algo não vai bem no organismo, e por isso é fundamental descobrir a causa para começar o tratamento. A condição pode ser causada pelos mais diversos fatores, mas, geralmente, está relacionada com a higienização precária da língua.

 

Se você carrega esse problema ou conhece alguém que sofre disso, fique atento a este artigo para entender o que realmente causa a halitose – nome correto para o que chamamos de mau hálito – e para conhecer dicas importantes que trazemos para você sobre como acabar de uma vez por todas com esse mal. Aproveite a leitura!

 

Quais são as causas do mau hálito? 

 

O mau hálito é o odor presente no ar exalado, que tem como causa diversos fatores, entre eles, a má higiene da cavidade bucal, problemas na região da boca, consumo em excesso de certos tipos de alimentos, uso de medicações, entre outras situações.

Alguns dos principais motivos que contribuem para o problema estão relacionados à higiene bucal inadequada, casos em que restos de alimentos se concentram entre os dentes, na língua e na gengiva.

Com esse acúmulo, as bactérias, que naturalmente já existem na boca, dissolvem as partículas de alimentos, liberando substâncias com o odor desagradável.

Pessoas que têm a boca seca também têm tendência a ter mau hálito, já que é a saliva uma das responsáveis por remover as partículas de alimentos da boca.

A condição de boca seca é comum pela utilização de alguns tipos de medicamentos, além do hábito de fumar ou se hidratar pouco.

Outra responsável pela halitose é a ação das infecções desenvolvidas na boca, como  cáries, doença periodontal e feridas na boca causadas por problemas de saúde bucal ou cirurgias nesta região.

A placa bacteriana, que ocorre naturalmente na boca, também pode influenciar o hálito se acabar se acumulando por má higiene bucal. Por esse motivo, é importante removê-la com a escovação frequente e de forma adequada, além de fazer o uso do fio dental.

A saburra lingual é também uma aliada da halitose. Trata-se de uma camada branco-amarelada presente na superfície da língua.

A saburra é um processo natural da boca, mas se torna um problema quando se acumula na língua. Isso porque o excesso de bactérias que passará a existir se aproveitará dos resíduos alimentares, liberando enxofre — gás com odor muito forte.

Além disso, estresse, mudanças hormonais, dietas restritivas ou ricas em proteínas e açúcares também são fatores que estão associados ao mau hálito.

Como prevenir e qual o tratamento para o mau hálito? 

É essencial identificar a causa do mau hálito para saber a melhor alternativa para acabar com ele. Para isso, é necessário procurar um dentista, que será a melhor pessoa a indicar a raiz do problema.

No entanto, para realmente dar fim à halitose, é preciso realizar, além da limpeza da língua, a higienização da boca como um todo, com a utilização de instrumentos recomendados por seu dentista. Isso inclui uma escova de cerdas ultramacias, uma escova interdental, uma escova unitufo e, sem esquecer, é claro, do fio dental.

Confira algumas dicas para prevenir o mau hálito:

  • Escove os dentes e a língua com escova macia três vezes ao dia
  • Use fio dental, pelo menos, uma vez ao dia
  • Mantenha uma alimentação balanceada e rica em fibras
  • Beba, no mínimo, dois litros de água por dia
  • Evite excesso de café adoçado, álcool, fumo e alimentos gordurosos
  • Faça o acompanhamento com seu dentista de seis em seis meses

Conclusão

Como você pôde perceber, apesar de ser bastante desagradável e muito incômodo, o problema do mau hálito pode ser resolvido com medidas bem simples.

Procure seu dentista antes de adotar qualquer prática. Ele será capaz de identificar os motivos que levam ao problema e indicar qual é a melhor alternativa para combatê-lo com eficiência.

Sobre a Multi Oral

Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar o sorriso de toda a sua família. Estamos há 20 anos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp