Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Post-multioral-2406

O que causa a retração gengival?

A retração gengival é um problema mais comum do que muitos podem pensar.  Estimativas indicam que metade das pessoas no mundo todo têm pelo menos um dente nessa situação. Entre pessoas com mais de 30 anos, o número é ainda maior: uma pessoa a cada três tem pelo menos dois dentes afetados. É sobre este assunto que falaremos aqui no blog.

Explicando a retração gengival

A retração gengival é o processo que vai reduzindo o espaço de cobertura que a gengiva faz sobre os dentes. 

Ao longo do tempo, a raiz fica mais exposta, o que pode levar a inúmeros problemas bucais, especialmente sensibilidade à alimentos quentes ou frios, além de um maior risco de cáries e erosão dentária. 

Possíveis causas para o problema

As causas que podem levar a retração gengival são variadas. Entre elas, podemos citar: 

E, na parte do tratamento, coloque em primeiro lugar, restauração em resina para proteção da raiz e diminuir a sensibilidade. 

  • Bruxismo/ apertamento dental: o ranger de dentes que afeta crianças e adultos, quando não tratado devidamente, pode ocasionar a retração gengival. Já detalhamos o tema aqui no blog
  • Uso de escovas inadequadas: produtos que apresentem cerdas muito duras machucam a gengiva e podem favorecer o surgimento do problema;
  • Força excessiva na escovação: a maneira como escovamos os dentes também influencia. É comum vermos pessoas que pensam que a força empregada na higienização leva a uma limpeza mais eficiente. Contudo, isso não é verdade. 
  • Dentes mal posicionados: a posição dos dentes, sobretudo quando estão apinhados, também favorece a retração gengival.
  • Fumo: o hábito prejudica o tecido gengival e também pode ocasionar a retração.

Tratamentos indicados

Somente o dentista pode analisar o caso e entender qual a grau de retração o paciente possui. Após uma observação minuciosa da cavidade bucal, o profissional poderá indicar o tratamento mais adequado, que pode envolver uma série de fatores, tais, como: 

  • Restauração em resina: o procedimento tem como função proteger a raiz do dente e diminuir a sensibilidade;
  • Endodontia: o popular tratamento de canal pode ser recomendado caso a raiz exposta já esteja muito danificada. O tratamento é 100% seguro e visa preservar a saúde bucal. Já falamos em detalhes sobre ele aqui no blog. 

 

  • Aparelho ortodôntico: o uso de aparelho pode ser indicado para realinhar os dentes e impedir o agravamento da retração. 

 

  • Uso do fio dental: o fio dental é essencial para uma saúde bucal plena, mas assim como acontece na escovação, precisa ser usado de maneira correta, sem pressioná-lo contra a gengiva. 

Prevenção

Para prevenir o problema, não existe muito segredo: manter uma higiene bucal adequada, com escovação de forma gentil, já é um grande passo. 

Também é importante optar por escovas de cerdas macias, manter uma alimentação saudável e claro, consultar o dentista regularmente para tratar qualquer questão que possa surgir ainda no estágio inicial. Cuide-se! 

Sobre a Multi Oral

A Multi Oral é uma clínica odontológica em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, atendendo a crianças e adultos com muito carinho e dedicação desde 2001, com ampla experiência para cuidar do seu sorriso em todos os momentos. 

Saiba mais sobre o nosso trabalho clicando aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp