O que é periodontia e como tratar doenças periodontais

Visitar o seu dentista regularmente é fundamental para manter a saúde bucal e evitar uma série de problemas que podem aparecer ao longo do tempo. Apesar de existirem inúmeras especialidades odontológicas, a periodontia é uma das que têm mais destaque e procura. Para que o seu tratamento referente a esta modalidade seja mais eficaz, é importante que você entenda o que está acontecendo e siga as recomendações do seu dentista. Vamos entender do que se trata?

A periodontia é a ciência responsável por diagnosticar, prevenir e tratar as doenças que afetam a gengiva e os tecidos de sustentação dos dentes. Problemas como placa bacteriana, tártaro, gengivite e periodontite são tratados através dessa especialidade odontológica.

O que é placa bacteriana

A placa bacteriana é uma película resultante do acúmulo de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. Quando não é tratada, pode tornar o espaço propício para o desenvolvimento de cáries e tártaro. Por isso, existem algumas recomendações que podem ser adotadas até mesmo dentro de casa. Confira:

  • escovar os dentes no mínimo, três vezes ao dia, principalmente após as refeições;
  • usar o fio dental após as escovações para remover a placa bacteriana que se instala entre os dentes e não são alcançadas através da escova;
  • evitar a ingestão de alimentos com muito açúcar.

O que é tártaro

O tártaro é a placa bacteriana que não foi retirada e acaba endurecendo na superfície dos dentes. Além disso, ele é responsável por propiciar um espaço maior para o surgimento de novas placas bacterianas se instalarem entre os dentes e a gengiva. Além de ser um problema bucal, também interfere na estética, pois pode obter uma cor amarronzada ou amarela, principalmente em pessoas que têm o hábito de tomar muito café ou chá. O tártaro, quando não é tratado, pode desencadear uma gengivite.

O que é gengivite

Se a sua gengiva é sensível, possui sangramentos durante e/ou após a escovação, costuma ficar com vermelhidão e inchada, provavelmente você esteja com uma inflamação na gengiva, conhecida como gengivite. Esses sinais podem desencadear uma doença periodontal quando não são tratados corretamente.

O que é periodontite

A periodontite é a evolução da gengivite, que também pode ser tratada através da periodontia.Quando avança para essa etapa, a inflamação pode atingir também as fibras e os ossos que ficam ao redor dos dentes, ocasionando a queda. Por isso é tão importante optar pela odontologia preventiva, dessa forma a doença não chega a estágios tão avançados.

Onde tratar doenças periodontais

Na Multi Oral você encontra profissionais especializados em periodontia e qualificados para realizar o diagnóstico. Ao iniciar o seu tratamento conosco, o periodontista fará um exame para verificar todos os dentes e gengivas detalhadamente. Se a gengivite ou doença periodontal for diagnosticada, nossa equipe iniciará o tratamento de acordo com a extensão da doença. Agende uma consulta conosco e saiba mais!

[likebtn theme="custom" icon_l_url="http://pdled.trgbr.com/wp-content/uploads/2018/08/like.jpg" lang="pt" like_enabled="0" dislike_enabled="0" show_like_label="0" icon_like_show="0" icon_dislike_show="0" counter_type="subtract_dislikes" tooltip_enabled="0" white_label="1"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *