Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

invisible

Ortodontia e esportes: importância do tratamento ortodôntico para os atletas

Ortodontia e esportes: importância do tratamento ortodôntico para os atletas

A finalidade de melhorar o rendimento esportivo, bem como prevenir lesões durante a prática esportiva são um dos principais fatores sobre a importância do tratamento ortodôntico para os atletas. Além da respiração. De fato, a saúde bucal está diretamente associada à saúde geral de qualquer indivíduo. E vice-versa.

Além disso, sabemos que o surgimento de problemas bucais pode acabar causando prejuízos em outras áreas da nossa vida. Portanto, é importante citar que existem alterações bucais que são especialmente comuns entre os atletas e que podem comprometer diretamente seu desempenho.

O profissional dentista ajuda a melhorar a qualidade de vida tanto de profissionais quanto de atletas amadores. Ao proporcionar saúde bucal e o alinhamento correto dos dentes, isso se reflete na saúde como um todo, melhorando a respiração e mastigação e pode melhorar sua performance.

Sabemos que muitos atletas acabam adiando o uso do aparelho ortodôntico por medo de impactos, que acabam causando cortes nos lábios e no lado interno das bochechas durante a prática de algumas atividades.⁣

Futebol, natação, basquete, vôlei. Seja qual for a modalidade esportiva, as pessoas sempre buscam conforto e segurança na hora de exercitar o corpo para adquirir melhor qualidade de vida. Porém, todos estão sujeitos a acidentes ocasionais durante a prática esportiva. A atenção aos mínimos detalhes dos equipamentos e condições de saúde é de extrema importância, para que os exercícios não provoquem um acidente.

Os esportistas são grandes exemplos de que os aparelhos ortodônticos convencionais, feitos de metal e com peças coladas aos dentes, tornam-se uma espécie de arma, pois são altamente cortantes e têm um grande potencial para ferir os atletas. Geram riscos de lesões tanto para o portador quanto para os colegas que ocasionalmente podem se machucar também.

Uma opção segura e moderna de tratamento que previne esse tipo de acidente já está disponível no mercado, é o tratamento com alinhadores. Indolor e higiênico, os alinhadores promovem a correção da arcada dentária de forma gradual e praticamente invisível. Pode-se dizer que todos os dentes ficam envolvidos por este “plástico” fino e transparente, que acaba protegendo o atleta em algum pequeno impacto na boca.

Invisalign é a melhor opção para atletas e para quem pratica esportes 

Para os atletas de plantão, que se empenham em práticas esportivas e necessitam de tratamento ortodôntico, Invisalign é a nossa opção mais recomendada. Cada paciente será submetido a uma avaliação, e o ortodontista já poderá calcular o tempo de duração do tratamento. No caso dos atletas, eles poderão usar o aparelho durante as práticas esportivas.

Além de ser praticamente imperceptível, o alinhador Invisalign é indicado no tratamento contra imperfeições na arcada dentária e, além de garantir maior segurança, também é um aliado para atletas preocupados com a estética, já que estes estão sujeitos a maior exposição na mídia.

A tecnologia do Invisalign, além de proporcionar a correção estética, atende a necessidade clínica de pessoas que buscam saúde bucal e qualidade de vida. O aparelho Invisalign pode ser usado por pacientes das mais variadas faixas etárias, desde crianças até pacientes da terceira idade. Prático e higiênico, o alinhador promove a correção da arcada dentária de forma progressiva até o fim do tratamento, sendo substituídos por um novo alinhador a cada 7, 10 ou 15 dias, dependendo da orientação do ortodontista. Os resultados são percebidos muito rapidamente, desde o primeiro mês de tratamento.

Por não conter metal, cerâmica e fios, o Invisalign reduz significantemente as limitações estéticas, que atualmente são associadas aos aparelhos convencionais. Todos os alinhadores são desenvolvidos com animação computadorizada 3D e o processo se inicia com um escaneamento dos dentes em um aparelho chamado iTero.

Conclusão

O Invisalign é, sem dúvida, uma opção segura e prática para quem pratica esportes.⁣ Com os alinhadores transparentes, a chance de acidentes bucais durante a prática da atividade física reduz-se significativamente, uma vez que não existe metal, cerâmica e fios como nos aparelhos convencionais.⁣

Além do tratamento ortodôntico, os alinhadores protegem os dentes e existe sempre a opção de retirar o aparelho no momento da atividade, caso prefira.⁣

Sobre a Multi Oral

Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar o sorriso de toda a sua família. Estamos há 20 anos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp