Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

dentes-amarelos

Quais alimentos escurecem o sorriso?

Os dentes são essenciais no nosso dia a dia. E, por melhor que seja a nossa higiene bucal, é importante saber que alguns alimentos contribuem para escurecê-los.

Neste blog, vamos listar alguns deles, além de dar dicas de como manter os seus dentes mais branquinhos e saudáveis. Aproveite a leitura!

Café: Muitos não abrem mão de começar o dia com um cafezinho. No entanto, é preciso consumi-lo com moderação para não prejudicar a cor dos seus dentes. Outra dica é acrescentar leite na mistura sempre que possível.

Refrigerante: Rico em corantes e ácidos, por mais gostoso que seja, pode ser bastante prejudicial ao sorriso, contribuindo para danificar o esmalte e a dentina. Desse modo, é preciso consumi-lo com moderação e, sempre que possível, dar preferência a sucos naturais. Seu organismo agradece!

AçaíApesar de combinar super bem com os dias quentes, é preciso consumi-lo com atenção. Isto porque o preparo do açaí pode levar itens como leite condensado, chocolate, frutas cítricas e outros tantos itens, tornando-o uma verdadeira “bomba de açúcar”. Por fim, mesmo in natura, o produto tem uma cor bem forte, o que traz prejuízos aos dentes se consumido com frequência.

Vinho tinto: São muitos os apaixonados por vinhos! E a bebida, desde que consumida com moderação, pode fazer bem a nossa saúde. No entanto, os tintos, assim como o açaí que já citamos, apresentam forte pigmentação, o que pode escurecer os dentes. Desse modo, uma boa pedida é apostar nos brancos, que são menos agressivos. Uma outra dica é apreciar o seu rótulo favorito acompanhado de amêndoas e nozes, típicos do Natal e do Ano Novo. Elas ajudam na produção de saliva e contribuem para um melhor equilíbrio do pH bucal.

Dicas para cuidar do sorriso

Sorriso bonito é sinônimo de sorriso saudável. Por isso, aqui estão algumas dicas que fazem toda a diferença no cuidado bucal:

  • Higiene bucal correta: por mais simples que possa parecer, muitos não realizam a higiene bucal como deveriam. A escovação deve ser diária, sempre com movimentos circulares e sem força excessiva, para não machucar a gengiva nem desgastar os dentes. Também é importante não se esquecer de limpar a língua e usar o fio dental, pois só ele é capaz de alcançar pontos da boca que a escova não é capaz.
  • Enxague bem a boca após a escovação: depois de completar a limpeza, enxague bem a boca, para eliminar de vez a sujeira removida dos dentes e da gengiva. 
  • Troque de escova periodicamente: o ideal é substituir a escova de dentes a cada três meses, antecipando a troca no menor sinal de desgaste das cerdas. 

Conclusão

Agora que você já sabe sobre alguns alimentos que escurecem o sorriso e também sobre como higienizá-los da melhor maneira, é só colocar em prática. E, claro, não deixe de visitar o dentista periodicamente para uma limpeza completa e o diagnóstico de qualquer possível problema bucal logo no início! Cuide-se!

Sobre a Multi Oral

Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar o sorriso de toda a sua família. Estamos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes e atendimento personalizado. Clique aqui e saiba mais sobre nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp