Quando levar seu filho ao Dentista pela primeira vez:

quando levar seu filhoVocê sabe qual é a hora certa de levar seu filho ao dentista pela primeira vez? Bem, a resposta é simples: por volta do primeiro aniversário, época em que já estão presentes os primeiros dentinhos. Esse cuidado precoce tem uma razão: quanto mais cedo começarem os cuidados com a saúde bucal, melhor. Além disso, a consulta também é uma ótima oportunidade para os pais tirarem suas dúvidas e aprenderem um pouco mais sobre a dentição do bebê.

Desenvolvimento

Os primeiros dentinhos só vão começar a aparecer a partir do sexto mês de vida. E, quando chega a hora, o bebê sente muita coceira na gengiva. Para aliviá-las, existem algumas alternativas que vão além do bom e velho mordedor. Bebidas geladas e alimentos frios também ajudam a diminuir o incômodo. Se ainda assim o bebê estiver irritado com a coceira, pode-se solicitar ao pediatra ou ao dentista a prescrição de pomadas com substâncias anestésicas.

Os dentes de leite só começam a aparecer quando a criança estiver com cerca de seis meses de idade. Porém, cada criança tem seu ritmo. A erupção dos dentes varia de criança para criança, o que significa que não há nada de anormal se eles aparecerem antes ou depois das datas de referência (ver ilustração). O desejável, porém, é que até os três anos a primeira dentição já esteja completa, com dez dentes na arcada inferior e dez na superior.

quando levar seu filhho 2

Primeiro contato

Segundo a odontopediatra Dra. Ana Lúcia Locatelli Gorin, o ideal é que a primeira consulta da criança aconteça entre os seis meses e o primeiro ano de idade, quando nascem os primeiros dentes – não devendo ultrapassar os dois anos, quando todos os dentes de leite já estão na boca. “Essa é uma consulta de orientação aos pais, onde será feito um aconselhamento sobre a higiene e a alimentação do bebê. Estabelecer medidas preventivas de saúde é o meio mais eficiente de garantir o bem-estar da criança”, destaca.

A dentista comenta que muitos pais só levam seus filhos ao odontopediatra quando já estão maiores, o que complica a alteração de hábitos de higiene e alimentação. “O pior é quando a primeira visita acontece em ocasiões de acidentes envolvendo os dentinhos de leite. Assustadas e não-familiarizadas com o ambiente odontológico, elas acabam por dificultar o atendimento”, comenta. A freqüência das consultas varia de acordo com os hábitos familiares e a necessidade do bebê. Pode ser a cada três ou seis meses ou uma vez por ano.

Temporários, mas importantes

Muitos pais não se dão conta, mas os dentes de leite são extremamente importantes para o desenvolvimento bucal da criança. Só para se ter uma idéia, eles servem de guia para o bom posicionamento dos dentes permanentes. Além disso, têm papel importantíssimo no desenvolvimento das funções de fala, respiração, mastigação dos alimentos – indispensável para a nutrição e o desenvolvimento da criança – e deglutição. Daí a importância de conservá-los saudáveis, livres de cáries e infecções que possam levar à deterioração ou à perda dos dentes.

Assim como para os adultos, a falta de dentes e problemas na estética dentária também incomodam a garotada. Se a criança perde um dente antes da hora, por exemplo, pode ter dificuldades na pronúncia de determinados fonemas, problemas de oclusão na dentição permanente e até deformidades que afetem a sua auto-estima. “Quanto mais cedo o cuidado com a saúde oral começar, melhor”, lembra a Dra. Ana Lúcia Locatelli Gorin.

[likebtn theme="custom" icon_l_url="http://pdled.trgbr.com/wp-content/uploads/2018/08/like.jpg" lang="pt" like_enabled="0" dislike_enabled="0" show_like_label="0" icon_like_show="0" icon_dislike_show="0" counter_type="subtract_dislikes" tooltip_enabled="0" white_label="1"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *