A Reabilitação Oral é um estudo completo da arcada dentária que envolve uma série de tratamentos que visam devolver a estética e funcionalidade da mastigação e da oclusão de um paciente. Ela pode englobar diversas áreas da odontologia como a periodontia, ortodontia, endodontia e a implantodontia.
Além da questão da saúde, este processo faz a diferença no que diz respeito à autoestima das pessoas, que passam a ter maior tranquilidade para falar, sorrir e comer.
Neste blog, nos aprofundaremos a respeito do assunto. Boa leitura!
Quando o tratamento é indicado?
O tratamento de reabilitação é multidisciplinar, e a abordagem faz a diferença para dar agilidade. Já falamos sobre sua importância aqui no blog. É indicado para pessoas de qualquer idade que possuam algum tipo de problema bucal ou incômodo com o sorriso.
A reabilitação oral atua para resolver questões como má-oclusão, perda dentária, pessoas com problemas periodontais, ajudar pacientes que sofrem com o bruxismo, entre outras questões.
É importante ressaltar que quanto mais cedo o diagnóstico é feito e o tratamento iniciado, melhores são os resultados e mais ágil pode ser o tratamento. Portanto, se você tem algum problema bucal e deseja resolvê-lo, nada de ficar adiando, ok?
Diagnóstico inicial
O primeiro passo, claro, é realizar uma consulta com o dentista, que irá analisar toda a sua estrutura bucal e recomendar os tratamentos a serem feitos.
Para isso, ele poderá fazer uso de exames de raio-x, tomografias, escaneamento intraoral e ainda utilizar o DSD (Desenho Digital do Sorriso), ferramenta que além de contribuir para o diagnóstico, favorece a comunicação com o paciente e enriquece o tratamento com vídeos e imagens que dão maior previsibilidade a cada etapa e estimulam a continuidade do processo de reabilitação oral.
Entre as possibilidades de tratamento, podemos citar:
-
Restaurações: consistem em remover a parte do dente danificado pela cárie e preencher o espaço com um material apropriado;
-
Implantes dentários: podem ser uma alternativa para casos de perda de dentes. A Odontologia não mede esforços para preservar ao máximo os dentes do paciente. No entanto, quando a deterioração atinge um nível que pode comprometer a estrutura como um todo, é recomendada a extração e substituição por um implante dentário. Já falamos em detalhes sobre o tema aqui no blog;
-
Indicação de próteses fixas ou removíveis;
-
Tratamentos estéticos como o clareamento: Indicado quando o paciente deseja ter dentes mais brancos. O tempo de tratamento varia de acordo com cada caso e também com os hábitos alimentares do paciente.
-
Limpeza, para controle de possíveis problemas como gengivite e periodontite;
-
Ortodontia: indicada para o alinhamento correto dos dentes, faz a diferença para prevenir desgastes no futuro e também para um sorriso mais saudável. Existem os aparelhos ortodônticos metálicos fixos, os móveis e também alternativas que levam em consideração a estética e um maior conforto, como é o caso de Invisalign, sobre o qual também já falamos aqui.
Conclusão
O objetivo deste blog foi mostrar que a reabilitação dá ao paciente a chance de ter uma saúde bucal plena. Seja qual for a sua idade ou problema, existe um tratamento sob medida para o seu caso.
Todas as possibilidades citadas, associadas à gestão clínica constroem um planejamento que visa recuperar os aspectos funcionais e estéticos do sorriso.
O conceito de reunir as especialidades necessárias em um só lugar, como acontece na Multi Oral, torna o processo mais ágil e simplificado.
Sobre a Multi Oral
Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar os sorrisos de toda a sua família. Estamos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós!