Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Coronavírus: Recomendações para a saúde bucal dos pequenos durante a quarentena

Estamos vivendo um período atípico com a pandemia do Coronavírus e as restrições no que dizem respeito ao deslocamento e aglomerações de pessoas, de crianças a adultos. Em se tratando dos pequenos, muitos tiveram suas férias antecipadas ou estão estudando em ambiente virtual, mas o ponto é: com mais tempo em casa, ficam mais inquietos e mais próximos de suas guloseimas favoritas, o que pode gerar um certo descontrole na alimentação e aumenta o risco de cáries. Neste texto blog, falaremos mais sobre este assunto.

O distanciamento social mudou rotinas 

Passado quase um mês desta fase de distanciamento social em várias partes do Brasil, ainda estamos nos adaptando à este cenário. Temos feito mais compras virtuais, vemos vários de nossos parentes e amigos somente pela tela do celular e acompanhamos os noticiários que trazem dia após dia mais informações a respeito do Coronavírus

O mesmo vale para as crianças, que tiveram sua rotina duramente transformada, e não podem mais encontrar os amigos para brincar, exercitar sua imaginação e gastar suas energias, ainda que sejam verdadeiras “nativas digitais”, conheçam diversos jogos e dominem as tecnologias melhor do que muitos adultos.

 Diante disso, saborear diversas guloseimas neste período um tanto quanto tedioso parece uma boa pedida, certo? Depende! 

Olho na alimentação dos pequenos 

Mesmo neste período, é fundamental estar atento à alimentação da garotada e evitar exageros no consumo de balas, salgadinhos, chocolates, entre outros. Isto pode provocar o aparecimento das temidas cáries, que se “nutrem” dos açúcares e restos de alimentos que se agarram a superfície dos dentes. Quando não devidamente tratadas, as cáries podem provocar fortes dores e danos significados à estrutura dental.

Incentivo à higiene bucal 

Os dias de maior convívio trazem a oportunidade de ensinar as crianças a importância de uma boa higiene bucal. O fundamental aqui é dar o exemplo: é importantíssimo que que elas vejam pais ou responsáveis escovando os dentes, fazendo disso uma atividade mais lúdica e divertida. 

Entre os 3 e 4 anos de idade, as crianças vão adquirindo independência e gostos próprios, além de se tornarem extremamente questionadoras, com a famosa “fase dos porquês”, que mencionamos em nosso texto com As 5 perguntas mais comuns sobre a saúde bucal das crianças. Deste modo, diálogo e uma boa dose de paciência são imprescindíveis. 

Investir em pastas de dentes específicas para crianças e escovas de seus personagens prediletos é uma boa pedida. Vale ressaltar que o Odontopediatra é um grande aliado na hora de escolher as melhores opções, sendo assim, não deixe de consultá-lo em caso de qualquer dúvida ou dificuldade, mesmo nesse período de quarentena

 Prevenção e carinho

O objetivo deste texto foi informar a respeito do prejuízo que as cáries podem causar à saúde bucal dos pequenos e a importância de controlar a ingestão de guloseimas. Fiquem de olho, e certamente a saúde da criançada irá agradecer e assim, e elas estarão cheias de energias para brincarem e serem ainda mais felizes quando a pandemia do Coronavírus passar. 

Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar os sorrisos de toda a sua família. Estamos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com um time altamente capacitado para oferecer o que há melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp