Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

Sensibilidade nos dentes : Como lidar com o problema?

Você sente aquela vontade de saborear um sorvete bem geladinho, dá a primeira colherada e pronto: sente um enorme incômodo nos dentes! Esse é um grande indício de sensibilidade dental.  

Se você está lendo este blog, certamente já passou ou está passando por este problema, mas fique tranquilo que isso tem solução! 

Nosso primeiro blog de 2021 abordará diferentes maneiras de lidar com dentes sensíveis. Vamos lá? 

Entendendo o assunto

A sensibilidade nos dentes se dá por diferentes fatores, mas os principais são:

 

  • Retração gengival: provocada por escovação inadequada nos dentes (força excessiva), ou feita com escovas de cerdas pouco macias. Que expõem a camada mais interna dos dentes, a dentina. 

 

 

  • Desgaste do esmalte dentário: problema que pode ser causado pela escovação inadequada, bruxismo, cáries, utilização de antibióticos (como a tetraciclina), entre outros problemas.  

 

Olho na alimentação 

Ficar atento à alimentação diária também faz a diferença. Refrigerantes, cafés e frutas cítricas provocam bastante desgaste nos dentes, por terem o PH elevado. Também vale ficar de olho na cerveja. Todos esses itens devem ser consumidos de maneira moderada, não só para preservar os dentes, como também garantir o bem-estar do organismo como um todo. 

Possíveis tratamentos para a sensibilidade 

O primeiro passo para ter um diagnóstico correto é procurar um dentista. Durante a consulta, o profissional irá analisar toda a estrutura bucal do paciente, verificar se existem outros problemas (cáries, acúmulo de placa bacteriana, má-oclusão, entre outros), e indicará o melhor tratamento, que combinará ações realizadas em consultório e também a rotina diária em casa. Vamos a elas: 

No consultório: 

  • Aplicação de verniz fluoretado nas áreas expostas, formando uma camada de proteção e diminuindo a sensibilidade;
  • Uso de flúor em gel ou espuma, o que resguarda as áreas afetadas;
  • Restaurações que impermeabilizam a dentina e atenuam os estímulos que provocam a sensibilidade
  • Tratamento com laser, focando na ação analgésica e anti-inflamatória, o que reduz a hipersensibilidade e reforçar a camada de proteção dos dentes
  • Tratamento cirúrgico para a gengiva, caso seja esta a razão da sensibilidade. 

Em casa 

Agora, vamos aos cuidados que deverão ser tomados em casa: 

 Escovação diária: escovar os dentes diariamente é o primeiro passo para controlar a sensibilidade. Vale salientar a importância de escolher uma escova de cerdas macias, para não ferir a gengiva. 

Escolha do creme dental: o dentista pode recomendar um creme dental próprio para quem sofre de sensibilidade dental. Normalmente, elas apresentam em sua composição itens como fluoreto de sódio, óxido de zinco e acetato de estrôncio

Uso do fio dental: tão importante quanto a escovação é o uso do fio dental. Afinal de contas, ele alcança regiões mais difíceis e impede o acúmulo de restos de alimentos. 

Conclusão

O objetivo do texto é mostrar que a sensibilidade nos dentes tem tratamento! Aproveite o comecinho do ano para dar aquela passadinha no dentista e sorrir com muito mais saúde e tranquilidade. 

Conheça a Multi Oral 

A Multi Oral é uma clínica odontológica situada em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, atendendo a crianças e adultos com muito carinho e dedicação desde 2001! Conte conosco! Para saber mais sobre o nosso trabalho, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp