Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

língua

Você cuida da sua língua?

Quando pensamos em higiene bucal, as primeiras questões que vêm à mente são a escovação e o uso do fio dental. No entanto, a língua também merece a nossa atenção, pois o acúmulo de microrganismos no órgão também pode trazer inúmeros problemas. Neste blog, daremos algumas dicas sobre o assunto. Aproveite a leitura. 

A língua pode acumular diversas bactérias

Como indicamos no início do texto, a língua acumula microorganismos e partículas de alimentos. Quando não higienizada, pode provocar a tão indesejada halitose (mau hálito). A boa notícia é que, com medidas simples, é possível prevenir ou solucionar o problema. Veja o que é recomendado: 

 

  • Escovar a língua regularmente: com a escova bem seca e escovação dental finalizada, limpe-a do fundo para a ponta, enxaguando com água logo em seguida. 
  • Limpadores podem ser uma boa opção: já existem no mercado diversos modelos de limpadores de língua, que podem ser grandes aliados na hora da higienização. Projetados para a função, eles têm o formato correto e a estrutura ideal para remover a saburra da língua. Como já dissemos, a limpeza deve ser feita sempre do fundo para a frente, de maneira suave, para não provocar ânsia. 

 

  • Atenção aos sinais da boca: Caso note a língua esbranquiçada ou sinta um odor desagradável na boca, realize a higienização imediatamente, e claro, não deixe de consultar um dentista para averiguar o caso. A coloração saudável da língua é avermelhada. 

 

  • Hidrate-se: além de trazer benefícios para o organismo como um todo, a hidratação contribui para que a saliva se torne menos espessa e, assim, execute melhor sua função de “limpeza natural” da boca.  

 

 

Benefícios de higienizar a língua

Manter a língua limpa traz uma série de benefícios para a saúde bucal e saúde do organismo. Além de contribuir para um hálito mais saudável, a higiene evita que bactérias que provocam placa bacteriana e cárie se desenvolvam e tragam problemas para os dentes. 

Outra vantagem é manter o paladar apurado, já que, com a língua limpa, as papilas gustativas estão livres para sentir todos os sabores dos alimentos. 

Com que frequência devo higienizar a língua? 

O ideal é que a higienização da língua seja feita de uma a duas vezes por dia. 

Caso não seja possível, a limpeza deve ser feita pelo menos à noite, na hora de dormir. Isso permitirá que você acorde com um hálito mais agradável e com a saúde bucal resguardada.

Conclusão

O objetivo do texto foi mostrar que a língua também é fundamental para um sorriso saudável. Seguindo as dicas e visitando o seu dentista regularmente, é possível ter muito mais tranquilidade quanto a problemas bucais. Pense nisso, cuide-se! 

Sobre a Multi Oral

Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar o sorriso de toda a sua família. Estamos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp