Quem procura relaxar de um dia agitado com um bom sono pode estar se enganando. Muitos compromissos e preocupações podem levar ao, movimento involuntário de ranger ou apertar os dentes durante o sono. Este distúrbio provoca um trabalho excessivo dos músculos faciais, causando desgastes à dentição e outros prejuízos ao sistema mastigatório. Não é difícil identificar se você sofre de bruxismo. Acordar com dores musculares ou dor de cabeça podem ser sinais de que a qualidade do sono está sendo afetada.
Bruxa a solta
Uma agenda repleta de compromissos não é necessariamente a certeza de um dia produtivo. Resolver com eficiência as pendências do dia-a-dia significa também não ter esquecido das refeições e dos compromissos pessoais. Quando deixamos de lado a qualidade de vida, comprometemos diretamente o sono e assim, cada dia fica mais cansativo que o outro. É preciso estar atento aos sintomas de dores ao acordar. O corpo pode está reclamando de maus tratos.
De ranger os dentes
De acordo com a Dra. Ana Lúcia Locatelli Gorin o dentista não corrige o bruxismo. “Como este distúrbio tem, na maioria das vezes, fundo emocional é preciso que o cliente procure a ajuda de um psicoterapeuta, pois ele poderá investigar a causa do bruxismo. O dentista cuidará apenas dos dentes recomendando um dispositivo de proteção para ser usado durante a noite. Para quem sofre com dores crônicas, o ideal é agregar o tratamento psicológico à terapia muscular, realizada no próprio consultório dentário duas vezes por semana. Este tipo de atendimento dura cerca de uma hora e ajuda a liberar as tensões dos músculos da face”, conta a dentista.
O bruxismo faz barulho e incomoda também quem está dormindo ao lado. “É comum o companheiro descobrir que o outro sofre de bruxismo”, revela Ana Lúcia Locatelli Gorin. O dentista reconhece o distúrbio através do desgaste ou fraturas nos dentes e ou restaurações dentárias. Os danos provocadas pelo bruxismo aos dentes podem ser corrigidos por restaurações funcionais e estéticas. Porém, se a causa do distúrbio não for tratada, e a parafunção persistir, as novas restaurações voltarão a sofrer danos, afirma Ana Lúcia.
Na calada da noite
No ocorre o relaxamento da musculatura do corpo. Quando não nos aprofundamos no sono, os músculos da face começam a trabalhar sem estar exercendo a função da mastigação. “Os alimentos calóricos ou energéticos, como o café e o açúcar, chocolate, Coca-cola, são estimulantes para o organismo e devem ser evitados pelas pessoas que têm bruxismo, principalmente à noite quando a alimentação deve ser leve para não gerar uma energia justo quando se precisa “desacelerar” para poder dormir profundamente .”, avisa Ana Lúcia Locatelli Gorin.
O bruxismo não é um problema só dos adultos. Distúrbio do sono, relacionados a fatores emocionais também são encontrados em crianças que devem ser acompanhadas até a superação do problema. Felizmente é improvável que ocorram danos permanentes.
Dentista Especialista: Dra. Ana Lúcia Locatelli Gorin