Apesar de ser necessário um acompanhamento odontológico feito pela mãe durante a gestação, é no primeiro ano de vida do bebê que é recomendada a sua primeira visita da criança no dentista. É exatamente nessa consulta que se darão os esclarecimentos de dúvidas e indicações de cuidados para a saúde bucal da criança.
É nessa fase da vida que se costuma estabelecer os primeiros hábitos de higiene oral. Por isso, os pais ou responsáveis precisam levar as crianças ao dentista. Além do mais, é na infância que os dentes começam a aparecer e, ainda são muito frágeis, podendo desenvolver diversos problemas bucais e dentários.
É importante ressaltar que o profissional responsável por cuidar dos dentes das crianças é o odontopediatra. Ele consegue realizar um tratamento mais eficaz, já que utiliza técnicas específicas para esse público.
No blog de hoje, vamos falar sobre a importância e como conscientizar as crianças a irem ao dentista desde cedo. Aproveite a leitura!
Vantagens de levar as crianças no dentista!
Iniciar as visitas de rotina ao dentista traz muitas vantagens. A criança cresce se acostumando e formando um vínculo afetivo e de confiança com o dentista. É por essa razão que as crianças tendem a ter melhor comportamento quando já maiores no consultório odontológico.
É primordial saber conscientizar os pequenos da importância do dentista para uma boa saúde bucal. Eles precisam, desde pequenos, compreender a necessidade de ir a um especialista para cuidar dos dentes.
Consequências de não levar a criança no dentista
A consulta tardia de uma criança pode ser mais traumática. Tudo isso porque geralmente essa visita ao odontopediatra ocorre apenas quando o pequeno já está com algum problema bucal.
Além disso, existem diversas razões para levar a criança ao dentista. Afinal, se os seus dentes não forem bem cuidados por um profissional especializado, isso pode trazer várias consequências ruins.
Conheça as principais:
-
Cárie
A cárie se inicia com o surgimento de manchas brancas e opacas no dente, em especial perto da gengiva. Caso ela não seja tratada rapidamente, as bactérias começam a agir na região, fazendo um buraco no dente e podendo atingir até a raiz.
-
Placa bacteriana
A placa bacteriana é um dos principais motivos para o aparecimento de cáries e problemas na gengiva. A placa pode surgir assim que os dentes começarem a aparecer. Por essa razão, é fundamental levar o pequeno ao dentista nos seus primeiros anos de vida.
-
Gengivite
A gengivite consiste em uma inflamação na gengiva, geralmente provocada pela presença de bactérias associada à má higienização bucal. Ela pode ser percebida por meio de sangramentos durante a escovação ou no momento de usar o fio dental.
-
Bruxismo
A criança que tem bruxismo tem o hábito de ranger os dentes. Se ela não for ao dentista, é impossível fazer um tratamento correto. Assim, é fundamental buscar as orientações do odontopediatra, com o objetivo de evitar o desgaste dos dentes.
Conclusão
Portanto, quando a criança não tem o hábito de visitar o dentista, ela acaba criando um certo receio dessa situação. Para conseguir diminuir esse pressentimento de ir ao dentista, é fundamental conhecer o ambiente.
Por isso, os pais precisam levar os seus filhos desde cedo ao dentista, para que eles conheçam o local e os profissionais. Além disso, é interessante que os responsáveis afirmem a ida ao dentista como algo legal. Essa prática de cuidar da saúde bucal desde cedo e de forma regular fará com que as crianças cresçam mais conscientes.
Sobre a Multi Oral
Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar o sorriso de toda a sua família. Estamos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós.