Entrando na linha com a ortodontia

Por volta dos 40 anos em diante é comum os dentes inferiores apresentarem desalinhamento, ficando tortos e apinhados. Além de prejudicar a mastigação, o transtorno resulta em um quadro estético bastante desfavorável, o que pode prejudicar até a auto-estima. Na Multi Oral, a ortodontista Dra. Ana Lúcia Locatelli Gorin oferece uma solução simples e pouco demorada para estes casos.

Desvio de curso
Ao longo dos anos, o corpo humano passa por diversas transformações. A arcada dentária também sofre estes reflexos. Existe a tendência de redução do comprimento da arcada, devido ao envelhecimento. Os dentes inferiores, incisivos e caninos, ficam apinhados e saem do alinhamento. A origem do problema, que acomete principalmente mulheres, pode ser hereditária. Mas em muitos casos, pode ser conseqüência do histórico clínico. Pessoas que estão hoje com pelo menos 40 anos provavelmente passaram por várias intervenções – como obturações, blocos, coroas – pois pertencem a uma geração em que os procedimentos odontológicos eram mais radicais. “Cada vez em que se troca um trabalho, se não há o cuidado adequado, o problema pode piorar, tomar mais espaço na arcada e apertar os dentes”, explica Dra. Ana Lúcia Locatelli Gorin. Por outro lado, há casos de quem nunca precisou de tratamento e na idade adulta ficou com os dentes fora de lugar.

Falando sério
O avanço do distúrbio pode ser considerado como uma deterioração do organismo. O fato é que, uma vez iniciado, o processo não pára, é progressivo, acentuando o desequilíbrio. Por isso, ao menor desvio dos dentes, um especialista deve ser consultado.

Quando a pessoa posterga o tratamento, muitas vezes, os dentes inferiores começam a empurrar os superiores, prejudicando ambas as arcadas e chegando a comprometer todo o conjunto bucal. Uma vez instalado, o desalinhamento geralmente prejudica a auto-estima do indivíduo, o que pode influenciar de maneira negativa o convívio social.

Na linha certa
O tratamento ortodôntico é a saída mais adequada. Considerando que os tratamentos ortodônticos podem durar até três anos, o alinhamento é um trabalho rápido, podendo variar de seis a dez meses, de acordo com cada caso. Os dentes são lixados para que ganhem um tamanho adequado e liberem espaço na arcada. Para ajustar cada dentinho, é usado um discreto aparelho de porcelana.“O resultado é muito bom esteticamente e ainda devolve a facilidade de limpar, escovar e passar fio dental, o que previne problemas futuros”, garante a Dra. Ana Lúcia Locatelli Gorin. Manter a gengiva bem limpa ainda é o melhor remédio, pois assegura a boa sustentação dos dentes, minimizando os efeitos do tempo.

Na Multi Oral, a especialista em Ortodontia é a Dra. Ana Lúcia Locatelli Gorin

[likebtn theme="custom" icon_l_url="http://pdled.trgbr.com/wp-content/uploads/2018/08/like.jpg" lang="pt" like_enabled="0" dislike_enabled="0" show_like_label="0" icon_like_show="0" icon_dislike_show="0" counter_type="subtract_dislikes" tooltip_enabled="0" white_label="1"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *