Qual o perigo do Tártaro para a saúde bucal?
O tártaro (também conhecido como cálculo dental) é o resultado do acúmulo e endurecimento de bactérias, restos de comida e resíduos de células. Essa mistura se adere aos dentes por causa da má alimentação e da higienização bucal feita de forma errada. No blog de hoje, vamos falar sobre o perigo do tártaro para a saúde bucal. Aproveite a leitura!
O tártaro que se forma na superfície dos dentes normalmente tem aparência de tom esbranquiçado, amarelado ou ainda mais escuro, dependendo de cada caso. Todas as superfícies duras da boca, como próteses e implantes, estão suscetíveis ao acúmulo de tártaro. No entanto, as áreas mais atingidas pelo tártaro são o esmalte dos dentes e a margem da gengiva.
Mas afinal, qual o perigo do tártaro para a saúde bucal? O tártaro pode causar inflamações e irritações na mucosa da gengiva, que, por sua vez, transformam a boca em um ambiente propício a doenças como a halitose (mau hálito), cárie, gengivite e periodontite, podendo acarretar até perda dentária.
A higiene bucal é a melhor prevenção contra o tártaro
A formação do tártaro é prevenida pela higienização bucal correta com técnicas de escovação adequadas, fio dental e soluções para bochecho. Além disso, é muito importante visitar o dentista periodicamente.
A limpeza e raspagem do tártaro precisam ser feitas por um especialista, para não causar danos ao dente. Existe uma série de questões que devem ser consideradas para avaliar o tipo de raspagem de que cada pessoa precisa — se o paciente possui muito acúmulo de tártaro, se possui muitas manchas nos dentes, os hábitos de higienização, qual a última vez que foi realizada uma limpeza ou raspagem no consultório, se as raízes dos dentes são muito expostas e se há muita sensibilidade e também qual o tipo de gengiva que o paciente tem.
Isso tudo vai influenciar na decisão de realizar a raspagem profissional em uma ou em mais sessões.
É importante saber o motivo do acúmulo do tártaro para que o profissional recomende os cuidados necessários. Se a questão persistir, é preciso analisar se existe algum problema de salivação, se o paciente está usando uma escova ou creme dental adequados, se usa o fio dental corretamente, se a última raspagem foi bem realizada… Tudo precisa ser avaliado!
Portanto, a eliminação do tártaro deixa a boca mais limpa e diminui os riscos de as bactérias da boca provocarem inflamações em outras partes do corpo. Além dos cuidados feitos em casa, é recomendado ir a cada seis meses ao dentista para fazer a limpeza.
Sobre a Multi Oral
Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar o sorriso de toda a sua família. Estamos há 21 anos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós.