Respiração e saúde bucal: qual a relação?
Você sabia que respirar pela boca, além de não ser natural, traz diversos prejuízos à saúde bucal? Alterações na estrutura óssea e na arcada dentária do nosso rosto estão entre os danos causados pela respiração bucal. Assim, esse hábito acaba trazendo vários problemas, afetando até mesmo a função de mastigação!
A respiração é uma das funções vitais do organismo e ocorre naturalmente pelo nariz, proporcionando uma ação muscular que estimula o correto crescimento facial, dentário e influência no desenvolvimento ósseo.
Os dentes ocupam uma posição de equilíbrio no corpo humano e o contato dos dentes superiores com os inferiores causa o desenvolvimento normal do esqueleto facial. Quando a respiração oral se faz presente, há o rompimento desse equilíbrio e modificação da morfologia da região bucal, podendo causar uma má oclusão.
O ato de respirar pela boca provoca a passagem indevida de ar. As consequências são muitas: o ressecamento da região e a diminuição da produção de saliva, por exemplo. Assim, a pessoa fica mais propensa a desenvolver cáries, gengivite e problemas periodontais.
A longo prazo, este hábito pode levar ao desenvolvimento de dentes tortos e/ou amontoados, mordidas cruzadas ou abertas, mal desenvolvimento da mandíbula e Síndrome da Respiração Bucal (SRB), principalmente em crianças. Em casos mais graves e duradouros, pode até mesmo trazer condições cardíacas prejudiciais à saúde.
Como prevenir essas consequências?
A consulta regular com um odontologista é fundamental para assegurar que a saúde bucal não foi comprometida.
O tratamento para a síndrome da respiração bucal é multiprofissional e deve ser estabelecido o mais cedo possível, assim a utilização de métodos mais invasivos provavelmente não será necessária. Faz-se indispensável a avaliação e acompanhamento do paciente, para que seja corrigido o fator da obstrução e não só o mau posicionamento dental, trazendo, assim, melhora para a qualidade de vida do paciente.
Desse modo, a funcionalidade da mastigação e alinhamento dental podem ser garantidas, identificando os ofensores, como a necessidade de uma extração de dente ou colocação de aparelho para restabelecer o funcionamento correto das estruturas.
Conclusão
Sendo assim, diante de tudo o que foi exposto, podemos concluir que a respiração bucal tem efeitos nocivos para a saúde, afinal de contas não é um caminho natural. A identificação, o diagnóstico e o tratamento da respiração bucal devem ser o mais precoce possível, de forma que se evite ou amenize os possíveis danos. A respiração nasal é importante para a qualidade de vida das pessoas, proporcionando maior vitalidade e bem-estar.
Sobre a Multi Oral
Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar o sorriso de toda a sua família. Estamos há 21 anos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós.