Quando gengiva se rende, a hipersensibilidade chega.
Assim como os dentes, a gengiva precisa de cuidados especiais para se manter saudável. A retração gengival é um dos problemas que podem ocorrer com o tecido. Trata-se do deslocamento da gengiva, que aumenta a sensibilidade dos dentes, provocando grande desconforto. Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento do caso, mas há como revertê-lo.
Nem um toque
Ter uma boca saudável, livre de cáries e dores, depende de uma série de elementos. Muitas vezes os dentes estão saudáveis, mas a gengiva pode apresentar complicações que acabam comprometendo toda a saúde bucal. A retração gengival é uma espécie de encolhimento da gengiva, que deixa à mostra a raiz do dente. Exposta, a raiz perde o cemento – sua camada protetora – e deixa a dentina descoberta. Conseqüentemente, há um aumento da sensibilidade na área exposta, o que ocasiona dores ao mastigar e ao ingerir alimentos frios, doces ou com ar
A origem do problema
Existem várias causas que justificam a retração, como a escovação inadequada. Ao aplicar muita força contra os dentes e usar escovas de cerdas duras, a pessoa compromete a saúde bucal e ataca diretamente a gengiva. Inflamações oriundas de placa bacteriana, trauma oclusal (excesso de força sobre o dente), restaurações desajustadas na região gengival, posição alta dos freios labial e lingual, movimentos ortodônticos errados, dentes apinhados e pouca espessura do osso que recobre a raiz também explicam o surgimento do quadro.
Cuidando do caso
Uma certa retração gengival generalizada é considerada normal com o avanço de idade, mas algumas pessoas são mais propensas do que outras. O importante é estar ciente se o caso precisa de tratamento para que não evolua para estágios mais graves. A falta de acompanhamento odontológico pode levar ao avanço da doença, que propicia cáries na raiz do dente. O periodontista pode resolver a situação promovendo uma limpeza profissional, ajuste oclusal, remoção de excessos de materiais restauradores e até correção da posição do dente pelo uso de aparelho ortodôntico. Para recuperar o lado estético, técnicas cirúrgicas permitem recobrir a raiz novamente através de um deslize da gengiva para cobrir a região afetada. É o chamado enxerto de tecido mole.
Antes que aconteça
O problema pode ser prevenido substituindo maus hábitos por costumes simples, mas que fazem toda a diferença. A solução para que este e muitos outros males odontológicos não afetem um bonito sorriso é lembrar dos ensinamentos de infância, geralmente passados pelos pais ou professores. Não escovar os dentes em excesso nem com muita força, usar escova de cerdas macias, fio dental regularmente e fazer visitas periódicas ao dentista são práticas que dependem apenas de um pouco de disciplina, mas são essenciais para manter distância da retração gengival.
Dentista Especialista: Dra. Carmen Mourão