Sorria para a terceira idade

Terceira idade: é tempo de ser feliz
Novas tecnologias permitem a substituição de trabalhos odontológicos ultrapassados

Os avanços tecnológicos ofereceram um grande ganho para a saúde oral dos clientes que usam próteses dentárias móveis. O implante osseointegrado, que cada vez mais vem substituindo a dentadura e as próteses parciais removíveis, é uma solução definitiva, que devolve ao paciente uma vida normal. Ao contrário do que muitos pensam, as cirurgias de implante são simples e realizadas no consultório, considerando-se todos os cuidados com a saúde integral do cliente. Portanto, a terceira idade já pode sorrir confiante com a possibilidade de substituir o constrangimento dos antigos trabalhos odontológicos pela alegria das novas técnicas que reúnem soluções funcionais e estéticas.

Odontologia Preventiva
O cuidado com os dentes deve começar ainda na infância. As precauções precisam ser mantidas ao longo de toda a vida, para que, ao atingir a idade madura, a pessoa não enfrente problemas odontológicos graves que resultem em danos irreversíveis. No passado, os tratamentos não visavam necessariamente a preservar os dentes, por isso, muitas pessoas optaram por soluções radicais como a extração e muitas vezes a substituição completa dos dentes por uma prótese removível, sem avaliar as conseqüências para sua qualidade de vida. A mudança no enfoque da odontologia moderna, que partiu da cura para a prevenção, fez evoluírem as técnicas de preservação e restauração dos dentes, evitando práticas agressivas como a extração. A boa notícia para os pacientes que optaram por estas soluções no passado é que hoje é possível recuperar a aparência e o conforto oral com técnicas simples e de custo acessível.

Sorria sem medo
Além de ser um trabalho ultrapassado em termos estéticos, a prótese móvel causa transtornos aos usuários, como receio de sorrir e insegurança ao mastigar. Técnicas mais modernas, no entanto, podem ajudar a resolver estes problemas. A prótese integral fixa, por exemplo, substitui a dentadura apenas com a colocação de três pinos para sustentação do trabalho, proporcionando um ganho enorme aos pacientes. “Ações simples como sorrir e nadar, que são feitas com muito receio por quem usa prótese móvel, passam a ser realizadas com extrema segurança. Essa transformação acaba por influenciar positivamente também a vida pessoal e social. Com a prótese fixa, há uma outra perspectiva de vida”, considera a implantodontista Dra. Carmem Luiza Mourão.

Além do conforto para realizar qualquer atividade, a prótese fixa proporciona uma mastigacão perfeita, mais uma vantagem em relação à prótese removível. Isso porque a estrutura não sofre desgaste. Ao mastigar os alimentos de maneira correta, o que é essencial para evitar males do aparelho digestivo, a pessoa se sente segura e confiante. “A auto-estima melhora muito, os relacionamentos ficam mais fáceis e alegres”, afirma a Dra. Carmem.

Outros riscos da terceira idade
Além dos trabalhos odontológicos ultrapassados, outros problemas afligem a terceira idade. Os mais recorrentes são a gengivite e a periodontite. Um comportamento atencioso, que priorize a escovação correta e o uso do fio dental, garante dentes fortes e evita estas doenças que normalmente só são detectadas muitos anos depois de seu início. As inflamações na gengiva, por exemplo, podem ter origem na infância e se agravarem na idade avançada. A principal causa é a placa bacteriana e o sintoma mais comum é o sangramento da gengiva. Se não houver acompanhamento adequado, pode haver mau hálito e até perda dos dentes. As visitas regulares ao dentista são a melhor maneira de prevenir estes males, pois viabilizam o diagnóstico precoce.

Dentista responsável: Dra Carmen Mourão

[likebtn theme="custom" icon_l_url="http://pdled.trgbr.com/wp-content/uploads/2018/08/like.jpg" lang="pt" like_enabled="0" dislike_enabled="0" show_like_label="0" icon_like_show="0" icon_dislike_show="0" counter_type="subtract_dislikes" tooltip_enabled="0" white_label="1"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *