Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

opcao

Radiografias dentárias: não há motivos para temer

O uso  dos  raios  X  para  o  diagnóstico odontológico  é  cada  vez  mais  intenso, além de proporcionar informações mais seguras ao dentista, garante um melhor padrão do diagnóstico , do planejamento  e  do tratamento  odontológico, aumentando consideravelmente a segurança do  atendimento  ao paciente. Porém, muitas pessoas temem as exposições às fontes de radiações ionizantes.

De fato, as máquinas usadas para obter radiografias dentárias utilizam radiações, mas a quantidade de exposição é extremamente pequena. Estudos demonstraram que as radiografias dentárias são seguras para a maioria das pessoas na maior parte dos casos. Além disso, nem todos os casos exigem o uso do procedimento radiográfico, o que vai definir isso são  as necessidades clínicas do  paciente ,  ao  ser verificado  os  seus  reais sinais  e sintomas.

O procedimento só deve ser evitado por grávidas,  ao menos que seja extremamente necessário. Também não há motivos para não tratar umproblema dental pelo medo da exposição à radiação das radiografias,  pois sempre usamos um avental e um colar tireóideo de chumbo, para proteger as zonas vulneráveis.

Uma radiologia odontológica de qualidade envolve equipamentos que atendam aos requisitos exigidos pela Ministério da Saúde ,  filmes e soluções de processamento de boa qualidade, aparelhos de radiografia digital com menor irradiação e uma equipe treinada  para realizar o procedimento de forma adequada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp