Segurança, conforto e estética
O tratamento com implantes de titânio oferece segurança, conforto e estética. Por isso, vem sendo recomendado e utilizado pelos especialistas no assunto. A Multi Oral, preocupada com a saúde de seus clientes, adota este tratamento e mostra suas indicações e vantagens em relação aos demais métodos de restauração.
Entrevista com Aluízio do Canto Jr., Diretor Geral da Nobel Biocare Brasil
Como se deu a descoberta da utilização do titânio em implantes dentários?
Nos anos 50, o professor Per-Ingvar Branemark iniciou uma pesquisa em animais que envolvia os fenômenos da micro vascularização e da micro circulação, a formação das células sangüíneas e o comportamento do osso em situações como, por exemplo, a cicatrização após traumas cirúrgicos. A finalidade era oferecer uma raiz duradoura, com prognóstico previsível, aos pacientes sem dentes ou parcialmente sem dentes. Durante a pesquisa, o titânio foi utilizado como suporte para as reconstruções protéticas, comprovando a fusão entre o metal e o osso. A esta fusão foi dado o nome de osseointegração.
Quais são os procedimentos utilizados para garantir a osseointegração?
Técnica cirúrgica apurada, material biocompatível e design apropriado da superfície do implante. Estes procedimentos permitem que um paciente edêntulo passe a uma situação comparável a de uma pessoa que possui todos os dentes. Quanto ao design do implante, o mais apropriado apresenta a forma de parafuso, com uma superfície autorrosqueante. O implante é composto por três partes: a intra-óssea, onde está o titânio tratado em forma de parafuso; o pilar cilíndrico, com uma superfície lisa que faz a conexão com a gengiva e o componente protético, onde um cilindro de titânio ou zicônia é incorporado à prótese e se conecta ao pilar por um parafuso de ouro.
Em que situações os implantes são indicados?
Além dos casos de reposição de perdas dentárias, os implantes podem ser indicados como ancoragem para movimentos de correção dos dentes naturais. Os implantes podem ser utilizados para a distalização de molares em pacientes com bocas totalmente dentadas ou não, que necessitam da reabilitação protética e do melhor posicionamento dos dentes naturais remanescentes. Também são de grande auxílio na retenção de próteses totais removíveis (dentaduras) quando a perda do rebordo óssea é grande, e a estabilidade da prótese fica muito difícil. Os implantes osseointegrados são indicados ainda para a ancoragem nas reconstruções maxilo-faciais e de membros. Mesmo em casos mais complexos , onde há a necessidade de enxertos, os implantes são recomendados.
Quais são as vantagens dos implantes em relação aos sistemas tradicionais de restauração, como as pontes adesivas, parciais móveis ou fixas?
O implante é uma solução definitiva que proporciona ao paciente auto-confiança e melhores condições para o convívio social de rotina. Os implantes devolvem a função dos dentes, a fonética e a estética, grandes preocupações dos pacientes. Outra vantagem importante está relacionada à colocação dos implantes: não é preciso desgastar os dentes sadios próximos à área que receberá a peça. Os implantes são a melhor recomendação para aqueles que buscam o melhor para a saúde.
Dentista responsável por Implantes: Dra. Carmen Mourão