Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : +55 (21) 2247-0236

Tratamento de Canal

O tratamento de canal é a opção ideal para salvar um dente cujo nervo (polpa) ficou comprometido e que, de outra forma, teria que ser extraído. O tratamento de canal é feito por um endodontista (especialista em tratamentos de canal) e consiste na remoção da polpa infeccionada, danificada ou morta, e no preenchimento da cavidade com material obturador.

Hoje em dia, graças às técnicas modernas, quando indicado, o tratamento de canal pode ser feito em uma única consulta e sem dor! Para concluir o tratamento em uma única visita é necessário que a polpa do dente esteja viva e não apresente infecção. Se a polpa estiver infeccionada, o tratamento exigirá mais de uma visita.

O tratamento de canal tem um alto-índice de sucesso, mas, em alguns casos, o dente afetado precisará ser tratado novamente.

O tratamento de canal é indicado por diversos motivos, sendo o mais comum deles a cárie dentária profunda. A cárie profunda possibilita a entrada de bactérias na polpa do dente causando uma infecção que, quando não tratada, se estende ao osso em torno do dente.

Sinais e sintomas que indicam a necessidade de tratamento de canal:

  • Abcesso na gengiva
  • Sensibilidade térmica (quente ou frio)
  • Dor aguda e latejante no dente
  • Inchaço e dor ao toque
  • Dor constante tipo pressão
  • Cárie profunda que atingiu a polpa do dente (nem sempre sente-se dor)
  • Infecção ou abcesso que se desenvolveu no interior do dente ou na ponta da raiz
  • Dano ou trauma ao dente

Como é feito o tratamento de canal?
A primeira etapa do tratamento consiste em anestesiar a área a ser trabalhada. Logo em seguida, é feita uma abertura na parte superior do dente. A polpa infeccionada, danificada, ou morta, é removida.

Antes de serem preenchidos com material obturador, o espaço pulpar e os canais presentes nas raízes são esvaziados, alargados e limados.

No caso de ser necessário mais de uma visita ao consultório, o dente será vedado e preenchido com uma restauração temporária. Na próxima visita, a restauração temporária será removida e a cavidade da polpa e o canal serão preenchidos com uma restauração permanente.

A etapa final consiste na colocação de uma restauração sobre o dente para protegê-lo, conferir-lhe uma aparência natural e restaurar o seu formato e funções normais.

Após o tratamento de canal geralmente o dente fica sensível por alguns dias. À medida que a inflamação for diminuindo e o dente começar a se recuperar, os sintomas irão desaparecer.

Quando tratado adequadamente, os dentes restaurados podem durar por toda a vida. Uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista garantirão a longevidade do seu tratamento de canal.

Na Multi Oral os tratamentos de canal são realizados por profissionais experientes e habilidosos. O tratamento é feito com equipamentos de alta-tecnologia e material de alta-qualidade e com todos os recursos disponíveis para o seu bem-estar.

A Dentista especialista em Endodontia na Multi Oral é: Dra. Tatiana Mucciolo