Clínica Dentária | Odontológica MultiOral - Saúde e Estética Oral


  Contato : (21) 2247-0236

As 5 perguntas mais comuns sobre a saúde bucal das crianças

Manter a saúde bucal desde cedo é fundamental para que as crianças possam crescer com dentes fortes e aproveitar a infância, esta fase tão gostosa e lúdica da vida, sorrindo bastante. Isso contribui inclusive para a autoestima e capacidade de socialização dos pequenos. 

No entanto, é natural que os pais, especialmente os de “primeira viagem”, tenham algumas dúvidas na hora de cuidar dos dentinhos da garotada. Por isso, listamos aqui as 5 perguntas mais comuns sobre a saúde bucal das crianças. Vamos lá?

  1. Quando deve ser a primeira consulta do bebê ao odontopediatra? O melhor é que a  primeira consulta odontológica ocorra por volta dos 6 meses de idade, coincidindo com o nascimento dos primeiros dentes. Durante a consulta, os pais irão receber orientações a respeito da higiene oral, dieta, aplicação de flúor, riscos para o desenvolvimento da cárie, a mamadeira e chupeta adequadas. Além disso, também terão dicas para correção de hábitos que podem trazer problemas no futuro, como “chupar dedo”.
  2. Qual a melhor maneira de aliviar a agonia do bebê quando surgem os primeiros dentinhos? Esse período é fundamental e delicado para o bebê, sendo natural que ele fique mais irritado, com muitos chegando a ter febre durante este processo. Para deixá-los menos inquietos,  uma boa sugestão é oferecer alimentos frios ou gelados, e que também tenham uma consistência mais dura, Além disso,  pode-se apostar em alguns mordedores que não apresentem riscos para os bebês. Outra dica para os pais é massagear levemente a gengiva da criança, com o auxílio de uma dedeira. Mas o fundamental aqui é ter bastante paciência, pois é uma fase que logo irá passar. 
  3. Qual o problema dental mais comum em bebês prematuros? Na maior parte dos casos, os problemas estão relacionados a má-formação do esmalte dentário, o que pode acarretar manchas nos dentes e também uma maior sensibilidade. Isso ocorre pois os ameloblastos – células que formam os dentes são extremamente sensíveis, sentem a mudança abrupta por conta do parto e tem seu desenvolvimento modificado temporariamente durante este processo. 
  4. Como lidar com crianças que não querem escovar os dentes?                                                                  Diferentemente de quando são bebês, ao crescerem as crianças adquirem vontade e personalidade próprias, e podem ser extremamente questionadoras entre os 3 e 4 anos de idade. Sendo assim, é importante que os pais procurem fazer do ato de escovar os dentes uma atividade mais lúdica, e procurem explicar de uma maneira simples a importância de escovar os dentinhos, além é claro, de darem o exemplo, fazendo com que elas os vejam escovando os dentes também. 
  5. Qual a relação da alimentação com a cárie dentária? A cárie é a destruição dos tecidos dentais causada pela desmineralização do esmalte e/ou da dentina, quando as bactérias se “alimentam” especialmente de açúcares, muito presentes em balas, biscoitos e outras guloseimas que são muito queridas entre as crianças. É importante que os pais estejam atentos às quantidades desses alimentos que são consumidos pelos pequenos. Certamente os dentes e a saúde do organismo como um todo irão agradecer. 

Conheça a Multi Oral!

Agora que você já leu as 5 perguntas mais comuns sobre a saúde bucal das crianças, conte com a Multi Oral para cuidar do sorriso dos seus filhos! Possuímos um time de profissionais capacitados e amorosos que irão tratar dos dentes da garotada com todo o carinho! Para agendar a sua consulta ou saber mais, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp