Tabu virou solução para adultos
Cada vez mais, aumenta o número de adultos que procuram o ortodontista para resolver problemas estéticos, periodontais ou funcionais. Nesta faixa etária, a colocação de aparelhos ortodônticos busca resultados satisfatórios no menor tempo possível. A objetividade do tratamento é fundamental para a satisfação do cliente.
Solução rápida e definitiva
O tabu de aparelho ortodôntico não resolver os problemas dos adultos acabou. Hoje, metade das consultas da Dra. Ana Lúcia Locatelli Gorin, ortodontista da Multi Oral, é destinada aos maiores de trinta anos. Os motivos que levam os adultos ao consultório são vários. A estética é uma grande preocupação, sendo o realinhamento dos dentes “tortos” um dos casos mais freqüentes. Mas há também os atendimentos que complementam tratamentos de outras especialidades. Em situação de implantes, o aparelho é o recurso para abrir espaço na arcada, possibilitando o posterior encaixe correto da peça. Muito comumente, problemas na gengiva trazem como conseqüência a inclinação de dentes e o aparecimento de espaços entre os dentes anteriores. Após a alta do tratamento periodontal, o tratamento ortodôntico é indicado para recuperar o alinhamento original perdido. “O aparelho é uma solução que permite as movimentações: vertical, horizontal e rotacional dos dentes e suas porções ósseas”, explica Dra. Ana Lúcia Locatelli Gorin.
A aparência e a limpeza dos aparelhos
Para quem não gosta do aparelho fixo tradicional, pela aparência metalizada, existe a opção do aparelho fixo de porcelana, no qual apenas o arco que passa sobre os braquetes (peças aderidas ao dente) é de metal. “O aparelho de porcelana é um bom recurso, mas o tradicional tem suas vantagens. O aparelho de metal é mais suave e menos volumoso. Além de tudo, é mais econômico”, diz Dra. Ana Lúcia Locatelli Gorin, que mostra aos clientes as vantagens e desvantagens de cada modelo, dando a eles o direito de escolha, já que o resultado terapêutico pode ser alcançado com ambos. Quanto à higienização, existem fios dentais especiais e escovas apropriadas que facilitam a higiene do aparelho. Para as queixas de aftas, lábios ressecados e boca seca, são encontrados protetores bucais e até mesmo gel para salivação. Os tratamentos ortodônticos podem ser breves ou mais extensos de acordo com cada caso e o objetivo a ser alcançado, mas sempre respondem à formação histológica (celular) do organismo individualmente.
Na Multi Oral, a dentista responsável pela Ortodontia é a Dra. Ana Lúcia Locatelli Gorin