Cuidados com os dentes na terceira idade
Os cuidados com a saúde bucal são importantes em todas as etapas da vida, porém, após uma certa idade, existe uma propensão ainda maior para o desenvolvimento de doenças na boca, por isso a atenção com os dentes merece ser redobrada.
Muitas vezes é necessária a atenção da família ou de um cuidador quando a pessoa idosa não tem mais habilidade para cuidar dos seus dentes sozinha. No blog de hoje, vamos falar sobre os cuidados com os dentes na terceira idade.
Como citamos acima, é verdade que conforme o organismo envelhece existe uma tendência maior para o desenvolvimento de doenças e problemas bucais, além da perda de dentes. Mas isso não significa que essas condições vão acometer todas as pessoas. Quando são adotados os devidos cuidados com a saúde bucal do idoso, é possível ter dentes bonitos e saudáveis.
Os cuidados adotados impactam de forma direta os dentes e tecidos da boca. Com as práticas e ações certas, evitamos a proliferação de bactérias, prevenindo diversas doenças como cárie, inflamações e infecções.
Outro reflexo positivo do cuidado é a prevenção da perda de dentes, um problema que também é bastante comum na terceira idade. Geralmente isso está relacionado com quadros inflamatórios nos tecidos periodontais, ou pode ser decorrente de cáries muito extensas.
Não podemos esquecer de mencionar que os dentes são fundamentais para a maceração adequada dos alimentos, garantindo uma melhor absorção dos nutrientes que eles contêm. Sendo assim, a falta de dentes pode afetar a nutrição do idoso, reduzindo sua imunidade e agravando outras doenças.
Portanto, quando falamos sobre esses cuidados, é importante entender que eles não só impactam a cavidade bucal, como também se estendem para a saúde e o bem-estar do idoso, ou seja, influenciam a qualidade de vida de modo geral.
Principais cuidados com a higiene bucal dos idosos
Como você viu, diversas doenças e problemas bucais podem interferir na saúde bucal e geral do idoso. É por isso que existem alguns cuidados gerais que devem ser adotados na terceira idade.
Lembrando que muitas vezes cabe à família verificar se o idoso está de fato conseguindo cuidar dos seus dentes. Isso porque problemas motores se manifestam com o avanço da idade e podem tornar a higienização ineficiente.
Oferecer suporte para essas pessoas ou contratar um cuidador é muito importante para que os idosos consigam manter uma higiene adequada. Veja a seguir quais são os cuidados básicos que não podem faltar:
– Escovação dentária
– Higienização da língua
– Limpeza com fio dental
Além desses, é importante adotar cuidados que vão além da higiene bucal, como:
– Hidratação do corpo (beber água)
– Alimentação saudável
– Abandono do cigarro
Importância da consulta odontológica
O equilíbrio da saúde bucal do idoso depende também das consultas odontológicas, e elas precisam acontecer periodicamente conforme a recomendação do especialista.
O dentista vai acompanhar se os cuidados caseiros estão sendo realizados corretamente ou se existe a necessidade de fazer alguma adequação. Ele faz uma investigação completa para identificar os sinais mais sutis de problemas para agir antes que se tornem grandes complicações.
Fazer o acompanhamento periódico com esse profissional evita a necessidade de recorrer à emergência odontológica, já que os problemas são tratados logo no começo. Dessa forma, também não é preciso recorrer a procedimentos complexos.
Contar com um dentista de confiança, portanto, é indispensável para o cuidado com a saúde bucal do idoso. Associando as intervenções desse profissional às medidas adotadas em casa, é possível manter todos os dentes bonitos e saudáveis na terceira idade.
Sobre a Multi Oral
Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar o sorriso de toda a sua família. Estamos há 20 anos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós.