A harmonização orofacial engloba uma série de procedimentos que visam promover o rejuvenescimento da face bem o equilíbrio dos terços da face. tais como:
- terço superior, testa e região periorbicular,
- terço médio, região de malar, pré maxila e nariz
- terço inferior, região de lábios, mandíbula, mento e pescoço.
Neste blog, iremos detalhar alguns dos procedimentos envolvidos. Aproveite a leitura!
Análise facial individualizada
O primeiro ponto a ser observado é a de que cada pessoa apresenta uma necessidade ou desejo diferente. Deste modo, é importante reforçar que é necessidade da análise facial para que o paciente relate ao especialista qual é sua queixa principal e a partir daí, o profissional poderá fazer um planejamento minucioso, mostrando os procedimentos indicados.
De maneira nenhuma o intuito é promover alterações exageradas ou fazer com que o rosto perca a naturalidade.
O dentista pode realizar harmonização orofacial?
A resposta é sim! De acordo com a Resolução 198/2019 do Conselho Federal de Odontologia, a Harmonização Orofacial é uma especialidade odontológica, e nela são estipulados os requisitos necessários para exercer a função.
Possibilidades de intervenção
Gerenciamento de pele para melhorar a textura e viço.
- Aplicação de toxina botulínica: muito conhecido no segmento estético por prevenir e combater marcas de expressão e rugas, também é um caminho para a correção de problemas de sorriso gengival (gengiva em excesso ao sorrir), e assim, promove uma melhor simetria entre o sorriso e a face.
- Lifting facial: o procedimento, também conhecido como ritidoplastia, seria a reposição dos coxins de gordura que são reabsorvidos ou deslocados com o envelhecimento, ( derretimento da face)
Tratamento pode englobar bioestimuladores de vários tipos, para a promoção da formação de colágeno e elastina, bem como fios de sustentação.
- Tratamento na região do pescoço: combate à flacidez e remoção de gordura sub-mentoniana
- Tratamento de rugas e flacidez periorbicular (área dos olhos).
- preenchimento com Ácido hialurônico: indicado para atenuar sulcos como o “bigode chinês e marionetes”. A ação preenche o espaço entre as camadas da derme, fazendo com que a pele fique mais lisa, hidratada e viçosa.
- Bichectomia: o procedimento consiste na retirada de gordura na região das bochechas, o torna a face mais fina e proporciona o efeito blush.
Conclusão
A harmonização orofacial é um procedimento seguro e que pode contribuir sobretudo para a autoestima do paciente. Se você deseja realizá-lo, é importante contar com time e estrutura especializados. Assim, você garante resultados satisfatórios e seguros para a sua saúde e bem-estar.
Sobre a Multi Oral
Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar os sorrisos de toda a sua família. Estamos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós!