Restauração dentária: entenda sobre o assunto

 

A restauração ou obturação dental é um dos tratamentos mais procurados dentro dos consultórios odontológicos, pois, além de melhorar a estética do sorriso, reconstrói um dente danificado. 

Seja por cárie ou por algum tipo de trauma, fratura ou reparo, o processo de restauração visa recuperar as funções mastigatórias do dente e permitir que esse dente retome sua forma, além de evitar que bactérias possam penetrar nessas aberturas.

Portanto, a restauração é fundamental para manter a saúde do dente. 

Apesar de entenderem o conceito da restauração dental, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como o procedimento funciona. Continue lendo para saber as informações necessárias sobre restauração dental. 

 

Quais são os tipos de restauração dentária? 

 

A restauração dentária pode ser feita com diversos materiais, e a diferença entre eles pode impactar tanto na estética quanto no valor do procedimento. Esses materiais são utilizados para preencher o espaço que ficou aberto no dente. 

Os mais comuns e conhecidos são os de resina composta e porcelana, por serem materiais que se assemelham à cor natural dos dentes. Atualmente, esses dois materiais são praticamente os únicos que usamos, e a escolha entre eles vai depender de alguns fatores e  questões, como necessidade estética, extensão da fratura, trauma ou cárie dentária.

 

Restauração dental em resina composta 

Essa técnica é a mais utilizada devido a sua praticidade e custo-benefício. Além disso, é a mais conhecida para restaurar dentes com cáries e/ou fraturados. E, ainda, recuperar a mastigação e prevenir futuros problemas. 

Outras principais indicações de restauração dental com resina são: 

 

  • Reconstrução de desgastes por bruxismo

 

  • Correção de cor em dentes escurecidos após tratamento de canal

 

  • Proteção de raiz dentária exposta por retração da gengiva

 

  • Fechamento de diastemas

 

Restauração dental em porcelana 

 

Essa técnica tem uma durabilidade maior comparada à resina e é mais indicada para tratamentos de impacto estético. Entretanto, também pode ser usada para recuperar dentes com cárie, fraturados ou simplesmente para trocar resinas escurecidas e desgastadas.  

Além da sua durabilidade elevada, a restauração dental em porcelana possui uma resistência ao amarelamento e ao desgaste do dente, sendo ideal para realizar a lente de contato, por conta de sua estética marcante.

 

As suas principais indicações são:

 

  • Fraturas e cavidades com cárie de pequena e média extensão 

 

  • Faceta dentária laminada

 

  • Dentes anteriores e posteriores

 

  • Estética dental de impacto 

 

  • Reconstrução de desgastes por bruxismo

 

Confira os outros tipos de restauração dentária: 

 

  • Restauração de Ouro 

 

Algumas pessoas possuem restauração dentária feita à base de ouro. Isso mesmo, ouro. Esse material foi muito utilizado devido à grande aceitação da gengiva e sua durabilidade,mas tem sido abandonado devido à estética. 

 

  • Restauração de Amálgama 

 

Essa é uma opção feita com mercúrio e pó de prata que funcionou bem durante muitos anos. Porém, sua cor forte gera grande contraste com os dentes naturais e pode causar fissuras nos dentes no decorrer dos anos. 

Quando a restauração dentária é indicada? 

 

O tratamento de restauração dentária é indicado para casos em que o paciente está com cáries ou sofreu algum tipo de trauma ou fratura nos dentes.

Mas, o correto é buscar um profissional qualificado para que ele possa examinar e informar se realmente existe a necessidade de restauração.

 

Antes disso, também é importante que você repare em alguns detalhes, como o aparecimento de manchas em algum dos seus dentes, pois essas manchinhas podem ser sinal de cárie. 

 

Se identificadas, marque imediatamente uma consulta com o seu dentista, para que ele possa realizar a análise correta através de radiografia ou através do corante para detecção de cáries. 

 

Vale ressaltar que  o tratamento só pode ser feito por profissionais devidamente qualificados. Um dentista mal-preparado pode utilizar um material de baixa qualidade ou não realizar o procedimento da forma adequada, o que vai trazer prejuízos para sua saúde bucal. 

 

Sobre a Multi Oral

Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar o sorriso de toda a sua família. Estamos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós!

 

[likebtn theme="custom" icon_l_url="http://pdled.trgbr.com/wp-content/uploads/2018/08/like.jpg" lang="pt" like_enabled="0" dislike_enabled="0" show_like_label="0" icon_like_show="0" icon_dislike_show="0" counter_type="subtract_dislikes" tooltip_enabled="0" white_label="1"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *